São Manoel do PR apresenta maior salto no Ideb entre municípios da região

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado essa semana pelo Ministério da Educação, mostrou que São Manoel do Paraná teve um aumento de 0,9, o maior salto registrado no nas séries iniciais do ensino fundamental em toda a região. De 6,3, índice atingido em 2017, a cidade foi para 7,2 em 2019. O resultado e deixou o município com o segundo melhor desempenho na região do Núcleo Regional de Educação de Cianorte (NRE). O município ainda ocupa a décima segunda posição em nota, no Estado do Paraná, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação.

A secretária de Educação, Egisele Aparecida Rocatelli, explica que um dos fatores que colaboraram para o aumento da nota do Ideb no município foi o trabalho em conjunto com toda a escola para melhorar o ensino das crianças. “Trabalhamos não só com os alunos que estão no quinto ano, mas buscamos fazer todo um trabalho coletivo em todos os anos”, afirmou.

Egisele ainda reforça que o índice de reprovação também influência na nota do Ideb, por isso é necessário ter atenção com o desenvolvimento dos alunos. “Fizemos um trabalho para recuperar esses alunos. Os que percebemos que não tinham um bom avanço fizemos trabalho diferenciado, além de um ótimo acompanhamento familiar”, disse.

“Os pais trabalharam junto da escola e todos os alunos participaram das provas. Temos toda uma equipe que abraçou a causa também”, afirmou Egisele.

De acordo com a secretária de Educação, o município investe 35% do que arrecada em educação, e possui um custo por aluno ao mês de R$ 2.694,74.

Além do alto investimento nos alunos, a administração preza por um ensino diferenciado. “Nossos quartos e quintos anos no período da manhã têm o ensino regular e durante a tarde eles têm uma ampliação de carga horaria. Eles possuem aula de português e matemática, onde reforçam os conteúdos”, explicou Egisele. Segundo a secretária, é uma forma de melhorar o processo de aprendizagem.

“Os alunos reforçam os conteúdos aplicados na Prova Brasil e Paraná, trabalhamos com os escritos, literatura, capoeira, aula de dança, tem o lúdico também. É um reforço a mais”, esclareceu Egisele.

Segundo a secretaria de educação, o município ainda investe na formação continuada dos professores com assessoria pedagógica. “Temos um professor doutor que acompanha o professor e o seu desenvolvimento em sala”, acrescentou.

Em São Manoel do Paraná, a Escola Municipal Monteiro Lobato tem hoje 110 estudantes matriculados e no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe outras 100 crianças.

Entenda o Ideb 

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O índice funciona como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos.

Para fazer o levantamento, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar seis pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.