São Manoel do PR: Agnaldo Trevisan vê no turismo caminho para cidade sustentável

Por Marco Martins | Tribuna de Cianorte

O prefeito reeleito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan (PSB) vai priorizar o seu segundo mandato para viabilizar obras com caráter regional para sua cidade, além de priorizar os investimentos no turismo com o objetivo de colocar o município que administrará por mais quatro anos no caminho da sustentabilidade.

Reeleito em novembro com 66% dos votos válidos, Trevisan esteve na terça-feira, 15, na redação da TRIBUNA DE CIANORTE para visita de cortesia, oportunidade em que revelou seus planos e alguns dos seus projetos para a cidade de pouco mais de dois mil habitantes para os próximos quatro anos. Para o prefeito reeleito, depois de quatro anos em que priorizou uma administração que, antes de tudo resgatou a autoestima da população, valorizando a identidade cultural da cidade e o orgulho dos seus moradores, é preciso agora pensar em obras que representem uma mudança no patamar da cidade e que faça o campo e a zona urbana avançarem. “É preciso pensar regionalmente e projetos regionais têm o poder de modificar a realidade de vários municípios. Precisamos de obras que tragam dividendos para todos as cidades que compõem a Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná”, defende.

Trevisan cita como exemplo a necessidade do asfaltamento da estrada que liga São Manoel do Paraná a Paraíso do Norte. Segundo o prefeito reeleito, esta obra seria um divisor de águas para região, pois criaria mais um corredor econômico entre duas microrregiões com potencialidades distantes. “Atrairia consumidores daquela região vindo buscar produtos que oferecemos aqui em Cianorte, por exemplo, e que normalmente não são encontrados lá. Não seria só são Manoel do Paraná que se beneficiaria, assim como teríamos gente daqui indo buscar produtos naquela região. Todos sairiam ganhando com esse movimento”, sugere.

De acordo com o político, são 8,5 quilômetros que separam as duas cidades, mas a falta do asfalto torna essa distância muito maior. Ele acredita que a união entre os prefeitos que assumem os mandatos em 2021 será fator preponderante para viabilizar esse tipo de obra junto aos governos estadual e federal.

O prefeito também revelou que uma de suas prioridades no próximo mandato é iniciar a construção de rede de esgotos em sua cidade. São Manoel do Paraná, apesar dos bons índices em vários setores da administração, ainda depende das velhas fossa sépticas para dar destinação ao esgoto sanitário produzido na cidade. Trevisan acredita que sejam necessários R$ 4,5 milhões para construir uma rede que atenda toda cidade. “Vou buscar os recursos onde ele estiver. Mas essa obra precisa sair nesses quatro anos”, prevê.

Trevisan também pretende iniciar ou concluir obras que fomente o turismo em São Manoel do Paraná, como por exemplo a rampa náutica que está sendo construída nas margens do Rio Ivaí. Ele acredita que, depois de pronta, a obra vai atrair pescadores e visitantes de toda a região, O prefeito também pretende incentivar a visitação às belezas naturais do município, como a Reserva do Caraguatatiba, uma unidade de conservação particular que preserva centenas de espécimes da fauna e da flora em pouco mais de 220 hectares de mata preservada.

“O caminho é esse. Investir na sustentabilidade através do turismo, agricultura familiar, e aliando tudo isso aos projetos regionais que tornem as cidades da nossa região atrativas economicamente. São Manoel do Paraná vai seguir esse caminho”, encerrou.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.