Projeto Um Novo Sentir, promove saúde através da auriculoterapia em Rondon

Da Redação com Assessoria

O Projeto Um Novo Sentir, promovendo saúde através da auriculoterapia, iniciou no dia 28 de abril deste ano, e é desenvolvido na Secretaria de Saúde de Rondon, pela psicóloga Taís de Souza Miquelin e pela enfermeira Eliane Mendes Franco Colombo, e tem como enfoque principal, o combate ao estresse e a ansiedade em profissionais de saúde no contexto da pandemia Covid-19.

Os profissionais que aderiram ao projeto serão atendidos em oito sessões de aplicações, distribuídas semanalmente, utilizando sementes de mostarda em pontos definidos de acordo com o protocolo criado pelas profissionais.

O objetivo é introduzir a prática na linha do cuidado dos profissionais da Secretaria de Saúde do município, como uma estratégia de redução do estresse e ansiedade, e na melhora das alterações emocionais, relacionados ou não ao processo de trabalho.

O QUE É?

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza pontos localizados no pavilhão auricular como um microssistema para tratar diferentes tipos de problemas. É um recurso terapêutico, usado de forma isolada ou complementar a outros tratamentos, e se mostra eficaz no manejo clínico de condições como as dores musculoesqueléticas e alterações emocionais.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, a auriculoterapia compõe uma das Práticas Integrativas e Complementares (PIC), nas últimas décadas, a sua utilização tem crescido devido a sua praticidade de aplicação, segurança e baixo custo.