Prefeitura inaugura Biblioteca Pública Municipal

A Prefeitura de Cianorte inaugurou na tarde desta quinta-feira, 30, a Biblioteca Municipal Pública Dr. Paulo de Moraes Barros Neto. Há oito meses no local que foi construído para ser a primeira sede da prefeitura do município, a biblioteca conta com um acervo literário disponível à população e agora possui um acervo bibliográfico com a história de Cianorte, doado pelo historiador Fábio Gumiero.

De acordo com a chefe da divisão de cultura Silvana Camargo, a biblioteca está em funcionamento há alguns meses, e agora atrairá a população com o novo acervo histórico. “Esse espaço da biblioteca já esta há um tempo em funcionamento, mas a nossa alegria, além do acervo literário, é que iremos entregar o acervo histórico que conta um pouco da historia econômica e política do município”, afirmou.

O prédio foi fundamental nos primeiros anos de Cianorte, já abrigou até o Ministério Público, e hoje acolhe parte da história do município.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, entre às 8h até às 17h30. O funcionamento da biblioteca está restringido apenas para empréstimos devido à pandemia. A visitação do novo acerto está disponível mediante agendamento pelo telefone 3619-6360.

Homenagem

A biblioteca municipal homenageia um dos pioneiros de Cianorte o Dr. Paulo de Moraes Barros Neto. Desde a fundação da Cidade, em 26 de julho de 1953, Barros Neto andou pelas participou de todo o projeto e planejamento da cidade.

Engenheiro agrônomo paulista, nascido em 31 de agosto de 1922, Dr. Paulo veio para o município aos 31 anos com sua esposa. Foi designado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná para ser gerente do escritório que se localizaria em Cianorte, cidade que ainda era apenas um projeto.

Barros Neto assumiu as maiores responsabilidades administrativas do município. “Ele se dedicou muito e gostava muito da cidade. Trabalho muito até final de sua vida”, disse seu neto, Paulo de Moraes Barros Filho.

O Dr. Paulo foi durante anos referência para os cianortenses. Em 2003, ele foi homenageado com o título de Cidadão Benemérito de Cianorte. Barros Neto faleceu aos 95 anos de idade, no dia 29 de janeiro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.