Prefeitura anuncia construção de centro de triagem no Yoshito Mori

O prefeito Claudemir Bongiorno anunciou na manhã desta sexta-feira, 24, a montagem da central de triagem Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori com 30 leitos. O local deve ficar pronto na próxima semana.

De acordo com Bongiorno, apesar da cidade não ter nenhum internamento nos últimos 18 dias, a administração segue preocupada com a saúde da população. “Nós não podemos relaxar. Tão grande é a nossa preocupação que estamos montando 30 leitos no Yoshito Mori. Não tivemos a resposta que queríamos, mas isso pra mim é passado. Temos que tocar nosso projeto, aquilo que idealizamos para Cianorte. Semana que vem o centro deve estar pronto”, afirmou o prefeito.

O descontentamento do prefeito Claudemir Bongiorno se deve à falta de resposta da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) com relação a instalação do centro de triagem no Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte (Ceep). A secretaria ainda não se posicionou a respeito do pedido feito pelo prefeito para usar a estrutura ainda no começo do mês. A justificativa da Secretaria Estadual de Educação é a de que estaria aguardando um parecer da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Conforme esclareceu o chefe Núcleo Regional de Educação (NRE), Emerson Tolentino de Matos, o protocolado estava na Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) e retornou na quarta-feira, 22, à noite para as Seed. “Eu acredito que hoje deve sair uma resposta, mas não tenho como garantir, pois não depende de mim”, afirmou.

Além disso, o prefeito ainda informou o novo horário do toque de recolher que passa a ser a partir das 23 horas até às 5 horas da manhã, até o dia 30 de abril, e o horário do delivery que poderá funcionar até 23h30, enquanto os estabelecimentos – bares, restaurantes – deverão fechar às 23 horas.

Bongiorno ainda reforçou o pedido de colaboração da população com relação ao uso das máscaras de proteção. Segundo o prefeito, a maior parte dos cianortenses tem seguido as orientações. “Quero agradecer a vocês que atenderam o nosso chamado e estão usando mascaras. 95% da população estão a usando”, comemorou o prefeito.

Segundo o administrador, não há desculpa para o não usarem as máscaras, pois os equipamentos de proteção foram disponibilizados na própria prefeitura, e nas Rádios FM e Capital.

O prefeito ainda reforçou que os órgãos de saúde possuem controle da situação e acompanham todas as pessoas que apresentam alguns sintomas e que estão em monitoramento. “Hoje nossa equipe sabe passo a passo onde estão as pessoas que poderão apresentar sintomas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *