Prefeito de Terra Boa demonstra irritação com falta de conscientização da população

A Prefeitura de Terra Boa realizou uma live em rede social na tarde de ontem, 8, e ressaltou a falta de conscientização da população da cidade que não tem respeitado o decreto estabelecido na cidade que determina cuidados com a higiene, espaçamento e limite de pessoas em estabelecimentos e comércios, entre outras medidas.

Além disso, a administração ainda falou sobre uma festa que aconteceu durante o último sábado 2, onde um jovem, possivelmente contaminado, pode ter espalhado o vírus a pessoas do município e de cidades vizinhas que também compareceram ao evento. De acordo com informações, foi a partir do quarto dia depois da festa que as pessoas foram localizadas e colocadas em isolamento. Cerca de 150 pessoas foram contatadas.

Durante a live, o prefeito da cidade Valter Peres, disse que a festa foi um exemplo traumático para a cidade e que falta conscientização da população. “Essa festa do fim de semana causou o pânico para nossa cidade. Nós vínhamos em condições tranquilas, com poucas pessoas em isolamento, mas agora a situação mudou. Infelizmente a conscientização está difícil, as pessoas têm que entender que essa pandemia é muito séria e vai matar pessoas”, explicou.

Conforme o prefeito explicou, uma pessoa chegou contaminada e pode ter estragado todo o trabalho do município. “É muito difícil o controle desse contagio, qualquer pessoa pode estar contagiada. Por isso o pedido de não sair do município, não receber visitas, permanecer no isolamento e sair o mínimo possível”, afirmou.

“Saímos de uma zona de conforto. De uma cidade que estava tranquila, com casos mínimos, para uma situação adversa da noite para o dia”, lamentou o prefeito.

O prefeito ainda ressaltou que nenhuma situação isenta a população da utilização de álcool, do cuidado com a higiene e saúde. “Esses cuidados devem ser feitos de maneira muito rígida”, reforçou. Segundo ele, muitas pessoas ainda são vistas sem máscaras nas ruas e desrespeitando medidas de saúde.

“Talvez estejam sendo contaminados ou passando doenças para outras pessoas, não esta certo. Vão ter que sentir no bolso, não tem outro caminho. As pessoas não estão enfrentando o  problema como deveriam”, disse Peres.

Casos relacionados à festa

Conforme a secretária de Saúde de Terra Boa, Juliana Sato, a prefeitura entrou em contato com órgãos de saúde de outras cidades, pois muitas pessoas de outras cidades compareceram a festa, como os municípios de Araruna e Engenheiro Beltrão.

“Tenho nome de 31 pessoas que estiveram na festa, nossa equipe já entrou em contato com todos. O município de Araruna nos informou que nove pessoas estiveram na festa, mas os organismos de saúde da cidade isolaram 30, pois tiveram contato com pessoas que compareceram ao evento. Além disso, três pessoas de Engenheiro Beltrão foram a festa, mas 15 já foram isoladas naquela cidade”, explicou Juliana.

De acordo com a secretária, os terraboenses que estiveram na festa foram colocados em isolamento. “Até agora uma pessoa apresentou sintomas e entrou como suspeita”, contou.

A administração também entrou em contato com o município do jovem contaminado que foi à festa. Segundo Juliana, o caso foi considerado positivo, pois foi confirmado apenas por meio de teste rápido e pode conter margem de erros. “Reforçamos ao município o pedido do envio do teste para o Lacen, para que seja devidamente confirmado”, acrescentou.

“O que nos preocupa é o que vem pela frente, pois poderemos ter casos assintomáticos. E depois que foram liberados do isolamento, não teremos mais a garantia de que o vírus não esta circulando na cidade”, concluiu a secretária.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.