Obras na avenida Paraíba melhoram mobilidade e aspecto econômico da cidade

A obra da avenida Paraíba, que teve início no dia 10 de setembro, vai trazer ao município vantagens com relação à mobilidade urbana e à economia da cidade. A revitalização da área, que tem 1,2 mil metros de extensão, teve um custo de cerca de R$ 1 milhão, mais os gastos com as 92 palmeiras que serão plantadas na extensão da via, no valor de R$ 73 mil, e a mão-de-obra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Cianorte, Nelson Magron Júnior, as vantagens da obra podem ser divididas em duas grandes vertentes. “A primeira delas é relacionada à mobilidade urbana. Para crescer de forma ordenada e fortalecer as atividades econômicas, as cidades precisam facilitar o deslocamento de pessoas e mercadorias, e as ciclovias são uma tendência mundial. A ideia de fazer uma ciclovia por toda a Avenida Paraíba é que futuramente ela tenha continuidade, ligando a região ao centro e depois a outros bairros”, afirmou o secretário.

Já a segunda vertente está relacionada ao aspecto econômico. “Sanados os problemas de drenagem, iluminação, criando vagas de estacionamento segundo as normas de trânsito vigentes e melhorando a mobilidade urbana da região, a tendência é que a Avenida Paraíba seja vista com outros olhos, atraia investidores, empresários e compradores”, explicou Magron.

A obra é resultado da parceria entre três secretarias: a de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos e Meio Ambiente, com o apoio da Diretoria de Trânsito de Cianorte (Diretran).

A revitalização da área tem prazo de conclusão de término até 31 de dezembro, mas com possibilidade de prorrogação, caso houver imprevistos relacionados ao clima.

Conforme o secretário, a obra foi requisitada pela população, especialmente pelos comerciantes. “Ao longo dos anos, os comerciantes sofreram muito com os problemas de drenagem da avenida (uma vez que em muitas chuvas, as águas adentravam os estabelecimentos comerciais) e que têm na revitalização a oportunidade de fortalecimento da região como um polo atacadista e varejista”, disse.

Ciclovia, recomposição de aterro e sistema de iluminação

Segundo Nelson Magron Júnior, será feita a demolição do piso sextavado, demolição de jardim, meio-fio, sarjeta, recomposição de aterro, execução da ciclovia, sinalização, piso do estacionamento, novos meios-fios e adequação de todo o sistema de iluminação.

O secretário explicou que os postes de energia, localizados ente o Shopping Nabhan até o trevo, também serão realocados. “Recentemente trocamos as luminárias, substituindo as de vapor de sódio por LED. Entre a Praça Olímpica e o Shopping Nabhan, os postes já estão implantados nas calçadas. Porém, do Shopping Nabhan até o trevo, os postes estão no canteiro central. Por isso, já estamos com uma obra em execução, alterando a localização desta rede”, esclareceu.

Conforme Magron, a obra já foi licitada, contratada e a empresa já está executando. “Além de manter um padrão em toda a avenida, também terá maior eficiência”, disse.

De acordo com o secretário, nos canteiros centrais da avenida ficarão a ciclovia, estacionamentos, as palmeiras, jardim e iluminação com postes ornamentais, como é previsto na Avenida José da Silveira. “Isso para que a ciclovia possa ser utilizada no período noturno, com segurança”, afirmou.

“Nos canteiros, não vamos mexer na dimensão, mas vamos diminuir algumas passagens que eram muitos grandes. Isso para evitar a travessia de ciclistas num trecho muito longo, o que traria o risco de atropelamentos”, esclareceu Magron.

Além disso, será feita uma adequação da drenagem. “Tem um trecho nas proximidades do Shopping Nabhan que depende de outra obra, que pertence a um loteamento particular já aprovado ali, e que fará um dissipador e emissário. Vamos deixar toda a parte da drenagem dos canteiros preparada para que, quando a outra obra estiver pronta, só sejam feitas as ligações necessárias”, concluiu.

Projeto final da Avenida Paraíba; previsão de conclusão é em dezembro de 2020. Foto: Assessoria PMC

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.