Mulheres são maioria no primeiro escalão

Por Marco Martins | Tribuna de Cianorte

O prefeito eleito de Cianorte, Marco Franzato (PSD) já deu mostras que vai cumprir seus compromissos assumidos em campanha. Um deles ficou evidente nas duas últimas semanas quando o político começou a anunciar os nomes que vão compor o seu governo a partir de 2021. Eleito com impressionantes 63% dos votos, boa parte da sua expressiva votação se concentrou no eleitorado feminino, que confiou no pessedista a promessa de formar um governo com participação decisiva das mulheres.

Só que Franzato fez mais que isso e foi muito além. Demonstrou enorme senso de equidade de gênero ao escolher mulheres para chefiar 11 das 14 secretarias definidas até agora. O próprio Franzato explica que a escolha levou em conta a competência profissional e avaliou nomes que poderiam trazer eficiência para a máquina pública. Porém, ele deixa escapar uma ponta de orgulho por poder privilegiar as mulheres em seu governo. “As mulheres são mais sensíveis. E na vida pública não é possível governar sem uma boa dose de sensibilidade”, confessa.

No mandato que se inicia em 1º de janeiro, Marco Franzato construiu uma equipe com mulheres à frente de áreas essenciais para o funcionamento da administração municipal, como a procuradora-jurídica do Município, a advogada Clarissa Paranzini Lago, e as secretárias da Fazenda, Vivian Aparecida Marques da Silva, e da Saúde, Rebeca Galacci.

Franzato explica que a escolha está bem longe de ser uma medida populista e tampouco demagógica. Segundo o prefeito eleito, a liderança numérica das mulheres em seu time de secretários nada mais é que fruto da capacidade e competência. “Isso não tem nada a ver com cotas ou medidas impositivas, mas sim o reconhecimento da competência e da capacidade de trabalho dessas mulheres”, detalha o prefeito.

O político também não esconde que a escolha pelo profissionalismo delas está também ligado intimamente ao seu sucesso nos negócios. Como empresário de vários setores da economia, Franzato se vangloria em dizer que 75% da sua massa de funcionários é formado por mulheres. E o mesmo percentual também se aplica aos cargos de chefia e direção em sua empresa.

Atualmente, a estrutura administrativa da Prefeitura de Cianorte conta com 15 secretarias e ou assessorias com status de pasta. Das 15, apenas seis são comandadas por mulheres, ou seja, 40% dos cargos de primeiro escalão na atual administração são ocupados por elas. No governo de Marco Franzato  –  que se inicia em janeiro -, por enquanto, são 14 secretarias definidas e 11 delas comandadas por mulheres. Ou seja, um índice que beira os 80% de participação feminina.

E esse índice ainda pode aumentar. O prefeito eleito ainda deve anunciar os nomes dos titulares de outras áreas, como Urbanismo. Mas ainda há os cargos de assessoramento, direção e chefias de departamento, que podem ou não serem definidos também antes da posse.

Mulheres no poder – As secretárias da administração de Marco Franzato

Indústria e Comércio – Larissa Meneguello Biggi Polli

Mulher – Fernanda Michelato Spagolla Silva

Fazenda – Vivian Aparecida Marques da Silva

Meio Ambiente – Anne Caroline Testa

Cultura e juventude – Paulla Neves

Educação – Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues

Chefe de gabinete – Mariana dos Santos

Saúde – Rebeca Galacci

Assistência Social – Aline Rosa Kist

Esportes – Pauliane Moreno Guides

Procuradora Jurídica – Clarissa Paranzini Lago

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *