Geração de empregos durante pandemia cai 46% na região

Os primeiros reflexos da pandemia do coronavírus na economia regional já podem ser percebidos na região. E mais afetado deles nesses dois meses de crise é justamente a geração de empregos. A capacidade de gerar a abrir vagas formais de trabalho na região apresentou uma queda expressiva no mês de abril. O número de empregos gerados chegou a cair 46% no quarto mês do ano em 10 cidades da região.

De acordo com o Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Desenvolvimento Social, responsável pelas Agências do Trabalhador, em abril de 2020, apenas 131 empregos foram registrados em todas as 10 cidades atendidas pela representação da pasta em Cianorte. Em contrapartida, no mesmo período do passado foram 245 empregos com carteira assinado intermediado pelo agência.

Em Cianorte, maior cidade da região com 82 mil habitantes, durante o mês de abril de 2019, foram registrados 47 novos trabalhadores recolocados no mercado de trabalho. Já no mesmo período deste ano, apenas um conseguiu emprego com carteira assinada.

Das 10 agências da região, quatro apresentaram um aumento no número de contratações em comparação com 2019 (Cidade Gaúcha, São Tomé, Tapejara e Terra boa) e em outras seis os números ficaram bem distantes do registrado no ano passado.

Desempregados

Mas a situação econômica na região pode ser ainda pior, se for levado em conta que desde a extinção do Cadastro geral de Empregados e Desempregos (Caged), ligado ao Ministério da Economia, não é possível quantificar quantos trabalhadores foram demitidos entre janeiro e abril de 2020.

Sem uma ferramenta segura e oficial que apresente essas estatísticas, autoridades, gestores, empresas, sindicatos e até órgão governamentais como a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho não tem números preciso sobre as demissões, principalmente nesse período de crise econômica.   

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.