Frente fria traz temporais para a região

Da Redação

A partir de domingo, 13, uma frente fria que se desloca pela região Sul do Brasil causa instabilidade na região. Pode haver risco de tempestades, de acordo com informações Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com o meteorologista, Rodrigo Carvalho de Sousa, a frente fria traz chuvas mais abrangentes, mas uma atmosfera aquecida. “Devido a umidade e a circulação de ventos do oceano, há possibilidade de temporais. A frente fria minimiza as temperaturas, mas a atmosfera continua aquecida”, explicou.

Segundo Sousa, no verão há a maior incidência de temporais. “Principalmente no final primavera e começo de verão, há chuvas mais localizadas e com mais volume”, disse.

Conforme o meteorologista, o panorama vivenciado no momento é esperado, visto que a média histórica para dezembro é de 179 milímetros. Até o dia 11 deste mês foram registrados 66,6 milímetros de volume de chuvas. O dia mais chuvoso foi o dia 3, que registrou 42,8 milímetros. Além disso, mais chuvas são esperadas.

Apesar do aumento das chuvas na última semana, o Paraná, em geral, passa por uma crise hídrica. “Essa primavera começou muito seca. No final de novembro e início de dezembro tivemos mais chuvas, mas ainda sim estamos com reservatórios baixos. Ainda não é suficiente para normalizar a situação, precisamos de chuvas mais constantes”, esclareceu Sousa.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *