Frente fria provoca queda na temperatura em Cianorte

O frio chegou em Cianorte. Nos próximos dias, a progressão de uma frente fria através do Sul do país trará um aumento na instabilidade e na probabilidade de chuvas no Paraná. Conforme indicado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), espera-se precipitação nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul.

Segundo o Simepar, a quarta-feira (15) apresentará condições climáticas instáveis, com temperaturas variando entre 15°C como mínima e 23°C como máxima, na Capital do Vestuário. Na quinta-feira, espera-se uma mínima de 15°C e uma máxima de 28°C. A previsão ainda indica chuva durante o final de semana.

Geada

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, teve início ontem, 14, o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.

No Paraná as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões, com mais frequência no Sudoeste, Sul, Centro, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. Contudo, devido à influência do fenômeno climático La Niña no inverno e na primavera deste ano, são esperados anticiclones frios tardios também em setembro e outubro, com potencial para provocarem geadas nas regiões onde habitualmente são registradas as temperaturas mais baixas.