Comitê do Coronavírus decide manter decreto sem alteração por conta do alerta vermelho

Por Assessoria PMC

Em reunião realizada na quinta-feira, 14, na Prefeitura de Cianorte, o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus e Ética Médica decidiu manter as medidas adotadas no último decreto municipal por pelo menos mais 14 dias, considerando que o município se encontra atualmente em alerta vermelho, sem vagas nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI).

O encontro contou com a participação do prefeito Marco Franzato, da secretária de Saúde, Rebeca Galacci, de médicos que compõem a rede de atendimento municipal e de um representante do setor de Eventos.

O prefeito ressaltou a importância de avaliar a cada semana a situação. “Com muita cautela, estamos trabalhando para cuidar da saúde de todos. Estamos abertos ao diálogo com todos os setores e sempre ouvindo também a opinião dos médicos. Como estamos em alerta vermelho, não vamos afrouxar. A cada semana vamos todos sentar e debater o melhor caminho”, disse Franzato.

O médico intensivista Inacio Emanuel Casella Gagliardi, coordenador da UTI Covid e diretor clínico da Fundhospar, destacou que não é o momento para afrouxar as regras de contenção das aglomerações.

“Desde o início do ano, observamos um aumento significativo no número de casos e, consequentemente, da ocupação de enfermarias e UTIs. Acreditamos que o pico está acontecendo agora. Por conta disso, precisamos ter a segurança de que a ocupação vai diminuir, assim como o número de casos. Isso deve ocorrer dentro de 14 dias. Orientamos que só haja alteração no decreto após esse período”, afirmou o médico.

Para a secretária de Saúde, é de suma importância que todos continuem o uso das medidas protetivas: máscara, lavagem das mãos, uso de álcool gel e distanciamento social. “Entraremos agora com uma campanha de conscientização, vamos orientar os estabelecimentos a cumprirem o decreto e, depois disso, teremos que ter mais rigor na fiscalização, sempre pensando em salvar vidas”, concluiu.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *