Comerciantes cancelam manifestação contra o fechamento do comércio 

O Sindicato Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte) havia organizado para esta quinta-feira, 9, às 17h, uma manifestação contra o fechamento do comercio e em apoio ao prefeito Claudemir Bongiorno. A manifestação iria acontecer em frente ao Ministério Público e já contava com a confirmação de 1.500 pessoas. O manifesto foi cancelado devido o pedido do prefeito que apelou para que a organização não fizesse o protesto no momento.

De acordo com o presidente do Sincovarte e proprietário da Livraria e Papelaria Kometa, Sergio Antônio Urbano, o objetivo era apoiar a administração da cidade e demonstrar indignação com a ação civil pública, com pedido de liminar proposto pelo Ministério Público Estadual para que o município cumpre os termos do decreto 4942/2020 que prevê medidas mais rígidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus . “A ideia era manifestar apoio ao prefeito, que esta lutando para que o comércio fique aberto. Mostrar nossa indignação, porque está difícil pra gente e se fechar (o comércio) vai piorar”, afirmou o presidente.

Segundo Urbano, o fechamento pela segunda vez do comércio, seria muito pior do que a decisão tomada no início da pandemia, pois agora é que muitos comerciantes estão conseguindo retomar sua produção. “Será muito pior do que da primeira vez. Queira ou não queira, ainda está pingando, mas se fechar vai ser muito difícil retomar e muitos vão parar”, esclareceu.

Conforme explicou o presidente da entidade, o manifesto foi cancelado devido ao pedido do prefeito de Cianorte publicado em redes sociais e nas redes oficiais da administração. “Ele pediu para que a gente desse um tempo. Ele ainda vai apresentar na defesa dele, (fornecer) algumas informações e está otimista de que o comércio não vá fechar. Então apoiamos a posição dele”, reforçou.

“Acreditamos que o prefeito está bem empenhado em ajudar a acabar com isso. Aumentou leitos, ganhou novos respiradores, tem tudo sob controle”, disse o Urbano.

Segundo o dirigente sindical, as manifestações serão retomadas caso o comércio seja fechado.

Prefeitura

Em live publicada nas redes sociais da Prefeitura de Cianorte, no final da manhã de hoje, o prefeito Claudemir Bongiorno reconheceu que a cidade passa por um momento de instabilidade.

Além disso, o prefeito pediu o apoio dos manifestantes que iam protestar em frente à sede do Ministério Público do Paraná, na avenida Espírito Santos, em Cianorte. “Venho pedir o apoio que vocês sempre me deram. Preciso mais uma vez do seu apoio. Por favor, não faça o manifesto hoje. Vamos avaliar tudo o que está acontecendo e dentro da legalidade ver o que vamos fazer na próxima semana”, disse o prefeito. “Não é hora de aglomerar pessoas e nem de manifestar, uma vez que todos estão com o comércio aberto”, acrescentou Bongiorno.

O prefeito ainda afirmou que dá o máximo para atender a população e pediu a calma de todos. “Temos condições de atender toda nossa população”, concluiu.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.