Colégio Sesi fecha as portas no fim do ano

O Colégio Serviço Social da Indústria (Sesi) fechará as portas em Cianorte e em outras cidades do Estado. Serão reduzidas 20% do número de vagas no Paraná a partir de 2021. Na Capital do Vestuário, o Sesi conta atualmente com 90 alunos, destes, 40 poderão ser transferidos para outra instituição da rede e os demais concluirão último ano letivo do ensino médio este ano.

O Sesi possui 43 unidades e cerca de 10,7 mil alunos. Porém, para o próximo ano, serão disponibilizadas em torno de 8,6 mil matrículas. Em nota oficial, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) confirmou que a diminuição das vagas leva em conta o cenário atual e desafios do momento, considerando a viabilidade da oferta, o mercado local, a análise das necessidades da comunidade e da indústria paranaense. Até o final de 2020, os alunos continuarão com as aulas normalmente.

O Fiep ainda não divulgou exatamente quais unidades serão fechadas, mas o Sesi de Cianorte, Campo Mourão, Umuarama, Londrina e Ponta Grossa são algumas que terão suas estruturas definitivamente fechadas.

Segundo a gerente do Sesi de Cianorte, Juliani Aparecida Agnes, o fechamento do colégio é temporário e faz parte de um reposicionamento do Sesi no Paraná. “O Sesi está se recolocando enquanto fornecedor do ensino médio. A partir da nova proposta do ensino do Governo Federal, vamos nos readequar. O Governo considera que a partir de 2021, o novo modelo de ensino médio será ofertado igualmente nas escolas e precisamos nos recolocar dentro disso. Então vamos nos ajustar e reposicionar”, explicou a gerente. Não há previsão de reabertura da unidade por enquanto.

Conforme Juliani, a alteração na oferta de vagas e fechamento de colégios foi uma decisão estratégica. “Essa foi uma decisão estratégica voltada para a sustentabilidade e readequação ao novo modelo de ensino. A decisão veio da alta diretoria, não foi uma decisão local”, disse.

De acordo com a gerente, os pais dos alunos entenderam a situação. “Nós fizemos reuniões com os pais e tivemos um bom entendimento da situação. E até mesmo vimos que devido à situação atual, muitos pais iriam tirar os filhos das escolas particulares”, afirmou. Juliani ainda reforçou que o ano letivo de 2020 será concluído e que a partir de 2021 os alunos que tiverem interesse serão transferidos para Maringá.

Com relação à equipe pedagógica e funcionários, a equipe de recursos humanos ainda faz algumas avaliações. A estrutura será readequada para outros atendimentos do Sesi em Cianorte.

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Sistema Fiep, as ofertas de cursos Senai, Faculdades da Indústria, EJA, assim como atividades de promoção de saúde e tecnologia e inovação serão continuados.

Além disso, o Fiep garantiu que os municípios não deixarão de receber os serviços do sistema, seja por unidade física, serviços on-line, cursos à distância ou pelas unidades móveis, com foco sempre em atender às necessidades da indústria paranaense.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.