Cianorte será sede de formação de novos bombeiros militares

A 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cianorte foi definida como uma das unidades que irão receber parte da formação da nova turma do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A cidade sediará o Curso de Formação de Praças (CFP) e receberá 18 alunos-soldados, sendo dez homens e oito mulheres, que passarão pelo processo de capacitação para atuar na corporação.

As aulas devem durar aproximadamente dez meses e fazem parte da etapa de preparação prática e teórica dos novos integrantes. Ainda não há confirmação se os alunos permanecerão em Cianorte após o término do curso. A definição dependerá do comando da região militar de Maringá, responsável pela distribuição do efetivo.

A escolha de Cianorte coloca o município entre os polos de formação da nova turma e amplia a importância regional da unidade local do Corpo de Bombeiros na preparação de futuros profissionais da área.

A formação faz parte da incorporação dos novos soldados realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná na última sexta-feira, 15, durante solenidade no Auditório do Canal da Música, em Curitiba. Ao todo, 698 novos bombeiros iniciaram oficialmente o Curso de Formação de Praças 2026, formando a maior turma já incorporada pela instituição em toda a sua história.

Inicialmente, o concurso previa 600 vagas. No entanto, o número foi ampliado e 851 candidatos chegaram a ser aprovados. Deste total, 153 não cumpriram os requisitos previstos no edital para ingresso na corporação.

Durante a cerimônia de recepção, familiares, autoridades civis e militares acompanharam a posse dos novos bombeiros. A partir desta etapa, os alunos passaram a ser encaminhados para os polos regionais escolhidos durante a inscrição.

Curitiba receberá o maior número de alunos, com 259 novos soldados. Na sequência aparecem Londrina, com 138; Cascavel, com 130; Maringá, com 98; e Ponta Grossa, com 73 integrantes.

O concurso público teve cerca de 6.864 inscritos e duração aproximada de um ano. O processo incluiu prova objetiva, prova discursiva, teste físico, avaliação psicológica, exames de saúde e investigação social.

Do total de incorporados, 510 são homens e 188 mulheres. A média de idade dos aprovados é de 26 anos.