Cianorte registra 7º caso de coronavírus e prefeitura libera abertura do comércio

No dia em que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou o sétimo casos de Covid-19 em Cianorte, o prefeito Claudemir Bongiorno anunciou o afrouxamento das medidas tomadas no começo desta semana que determinaram o fechamento do comércio e até o toque de recolher na Capital do Vestuário em enfrentamento ao coronavírus. Em mais uma coletiva de imprensa na prefeitura, o prefeito comunicou a liberação a partir da quarta-feira, 1°, e justificou sua medida ao fato de que “o comércio precisa começar a andar”.

Apesar de liberar a abertura do comércio em geral, Claudemir Bongiorno deixou claro que a suspensão das aulas na rede pública e particular, inclusive das faculdades, está mantida, assim como está mantido o veto ao transporte urbano coletivo de pessoas com mais de 60 anos. O prefeito também manteve o veto a eventos públicos com mais de 20 pessoas. 

A decisão do prefeito em liberar a abertura do varejo foi tomada e comunicada depois que alguns empresários do setor iniciaram um movimento pela reabertura das lojas, bares e restaurantes na cidade, inclusive organizando carreatas na quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27. O movimento ganhou apoio até dos trabalhadores do comércio.

O prefeito confirmou que conversou com os empresários e destacou sua preocupação com o setor. “Preocupa-me a situação dos empresários e as pessoas que não estão trabalhando. Eu acho que a gente tem que começar a andar. Eu acho que o Brasil é bem diferente da Europa e com um clima também diferente”, disse o prefeito.

Bongiorno também negou que com o afrouxamento das medidas esteja na contramão do que a maioria das autoridades públicas de outras cidades tem feito para combater o coronavírus. “Eu acredito que cada gestor pensa de um jeito e eu não acredito que do jeito que estamos fazendo nós não estamos colocando a população em risco. Mesmo porque já ficou bem claro o que uma pessoa deve ou não fazer (para prevenir-se)”. “Agora o Brasil precisa voltar a andar novamente. E Isso não quer dizer que eu não possa mudar essa decisão se a nossa situação piorar. Podemos voltar ao que era antes”, completou.

O prefeito fez um elogio aos profissionais de saúde da cidade e destacou o fato de que todos os casos da doença estão sendo ou foram tratados e com a plena recuperação dos infectados.

Sétimo caso

A Secretaria de Saúde de Cianorte confirmou e divulgou nesta sexta-feira, 27, pela manhã, mais um caso confirmado de coronavírus. Trata-se de um homem de 26 anos, que esteve em São Paulo. O rapaz está em isolamento domiciliar e se recupera bem.

Ao todo, a cidade conta com sete casos confirmados. Os dois primeiros casos foram de duas mulheres, de 47 e 62 anos, que estiveram com um grupo nos Emirados Árabes Unidos (EAU). O terceiro caso confirmado foi de um homem de 65 anos. Ele teve contato direto com uma pessoa do grupo de viajantes.

Já o terceiro caso foi de um homem de 54 anos que também retornou dos EAU. O quanto e sexto caso foram de duas mulheres, de 33 e 43 anos, por transmissão direta, ou seja, tiveram contato com alguém do grupo de viajantes.

 

 

 

 

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.