Cianorte implanta sistema de bandeiras de cores para definir situação da Covid-19

Da Redação

A Secretaria de Saúde de Cianorte vai dar início ao sistema de bandeiras de cores para definir a situação da Covid-19 no município. Além disso, a administração publicou uma resolução com atitudes que devem ser tomadas pela população e comerciantes com relação ao combate do coronavírus. Sistema de bandeiras e resolução de combate entram em vigor na segunda-feira, 11.

A partir da próxima semana, a prefeitura vai dar início a implantação de bandeiras de cores para dizer como está a situação da cidade com relação à doença. A categorização das cores será baseada nos atendimentos, perfil epidemiológico e ocupação dos leitos.

As cores serão divididas entre o amarelo que significa atenção à situação, e vermelho, quando a situação é emergencial. Como explicou a assessoria de comunicação da prefeitura, a bandeira amarela, por exemplo, reflete a situação atual do município, com leitos disponíveis e uma situação controlada. A princípio, serão essas duas cores.

Resolução

Com relação à resolução publicada, o objetivo é combater o contágio da doença e garantir o atendimento a todos os 160 mil moradores da microrregião.

Uma das recomendações é que moradores de Cianorte que retornarem de viagem ao município permaneçam em isolamento pelo período de 10 dias.

Além disso, é recomendado que todos os munícipes ao retornarem à cidade entrem em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, que trabalhará com a Vigilância Epidemiológica, pelos números (44) 3619-0328 e/ou (44) 99125-9769, das 7h30 às 17 horas, em dias úteis.

Aos empregadores, a secretaria orienta, que , caso possível, seja implementado, o trabalho home office, de sete a 10 dias, comunicando a Vigilância Epidemiológica sobre a implantação da medida.

Plano de contingência

Outra recomendação elencada na nova resolução, é que todos os estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, devem providenciar o Plano de Contingência para funcionamento. Eles deverão apresentar o plano à Vigilância Sanitária do Município. Com o plano, os estabelecimentos irão informar a Saúde o que estão fazendo para adoras as medidas estabelecidas pelo último decreto publicado pela prefeitura. Além disso, o plano deve estar disponível aos clientes, seja em uma pasta que possa ser higienizada ou em um painel no estabelecimento.

Conforme resolução, a secretaria vai publicar, frequentemente, sobre a situação do município com relação à doença, isso levará em conta a taxa de ocupação dos leitos, taxa de contágio e demanda por serviços de saúde em rede pública e privada disponíveis em Cianorte e nos distritos. A partir disso, será feita nova análise e implantação de medidas de enfrentamento.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.