Amenorte fortalece o setor agroindustrial com adesão ao SUSAF/PR

Da Redação 
O secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve em Cianorte, nesta terça-feira, 20, para oficializar a adesão do consórcio da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR). A solenidade aconteceu no auditório da Facec e contou com a presença do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, e autoridades de toda a Região Noroeste.
Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção. O programa destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte, já é uma realidade em Cianorte, com cinco empresas em processo de adesão e uma já adepta ao selo, o Apiário Catharino, referência em produção de mel no município.
 “Essa é uma oportunidade para toda região. Para que produtores possam expandir suas vendas e garantir mais rentabilidade e crescimento na sua agroindústria. Esse crescimento aumenta a economia local e consequentemente a do Estado. O Susaf é a garantia de um produto de qualidade e de crescimento financeiros para o produtor”, destacou o secretário.
“Com todos os municípios da Amenorte juntos, os produtores da região terão a oportunidade de investir e melhorar os seus produtos. Sozinhas, as prefeituras não poderiam prestar esse apoio ao produtor”, comentou o presidente da Amenorte e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevizan.
O evento também foi uma oportunidade de apresentar aos produtores e autoridades presente, o novo sistema simplificado do Susaf. Criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020, o programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que ela esteja registrada no SIM.
Em Cianorte, a Secretária Municipal de Agricultura, comandada pelo secretário Anízio Menarim Filho, conta com dez profissionais destinados ao Fomento e ajuda técnica aos produtores do município.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.