Bongiorno determina reabertura gradativa do comércio após 16 dias de confinamento 

No mesmo dia em que dois novos casos de coronavírus foram confirmados em Cianorte, o prefeito Claudemir Bongiorno determinou a reabertura do comércio a partir de quarta-feira, 8, após 16 dias de confinamento social imposto também através de decreto. O horário de funcionamento dos mercados também foi alterado e estendido até às 21 horas, assim como o toque de recolher que agora começa às 21h30.

Conforme disse o prefeito, as lojas poderão abrir, mas é importante que cada funcionário atenda uma pessoa. “Uma loja que tem cinco funcionários, poderá receber cinco pessoas por vez. Além de ter mascaras, álcool em gel na entrada do estabelecimento e banheiros higienizados”, ressaltou. O atendimento também pode ser limitado em 50% da capacidade de público.

Além dessas medidas, os mercados poderão voltar a abrir as portas aos domingos. Os restaurantes estão autorizados a atender seus clientes até às 21 horas, apenas se houver um funcionário para servir cada cliente. De acordo com Bongiorno, as academias também estão autorizadas a abrir. Mas é necessário que os proprietários e os frequentadores higienizem os equipamentos a todo o tempo.

De acordo com o prefeito, apesar da medida liberar a abertura de mais estabelecimentos, ainda é preciso manter todos os cuidados necessários. “Não é hora de sair passeando em lojas. Além do decreto, é preciso seguir com as recomendações feitas pela Secretaria de Saúde para tomar todo o cuidado possível”, relatou.

Bongiorno ainda afirmou que toda a administração continuará acompanhando o que acontece no Paraná e no Brasil. “Não tenho receio de me curvar diante de qualquer novo acontecimento”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, os casos estão todos sob o controle da administração e que se algo não proceder como o esperado ele retomará as medidas anteriores. “Se eu perder o controle, se minha equipe perder o controle, vocês serão os primeiros a saber. Vamos fazer alguma coisa e fechar tudo. Se eu estou fazendo isso, se estamos autorizando a abertura de mais estabelecimentos, é porque eu tenho certeza de que a situação está sob o controle”, concluiu.

Continua proibido o funcionamento de casas noturnas, pubs e boates, cinema, teatros, centros de treinamento e de ginástica, clubes sociais, piscinas e similares.

Conforme o decreto, o não cumprimento das medidas estabelecidas será caracterizado como infração à legislação municipal. Portanto, o infrator estará sujeito às penalidades e sanções previstas na imposição de multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *