Nove dias antes das eleições, urnas são lacradas e organizadas para a votação

A equipe do Cartório da 88ª Zona Eleitoral, em Cianorte, concluiu nesta sexta-feira, 6, a lacração e preparação das urnas eletrônicas para a eleição municipal que acontece no dia 15 de novembro. No dia anterior, 5, foi feita a geração das mídias. Ao todo são 153 urnas, 133 serão usadas no dia da eleição e 20 são reservas, caso surja algum problema.

A geração das mídias é uma operação que visa copiar, para os cartões de memória (flash cards) que serão utilizados na carga das urnas em todo o Estado, os sistemas e os dados necessários para a realização da eleição: número e sigla dos partidos, nome, número e foto dos candidatos, nome e número do título dos eleitores, seções principais e agregadas.

De acordo com o chefe de cartório Fernando César Severino, a equipe fez a lacração e checagem dos sistema de segurança. “Inserimos dados dos candidatos, teste de contabilidade na urna, ver se todas estão funcionando. Gravamos a correspondência da urna”, explicou o chefe.

O trabalho de lacração também foi completo ontem. “Vinculamos a urna ao lacre, ela é lacrada para que ninguém fale que o aparelho foi corrompido. Caso o lacre seja retirado ele perde a cor, e nós vamos saber que mexeram nele, porque não em como colocar de volta. Tudo isso para manter a segurança”, esclareceu Severino.

Segundo o chefe do cartório, todos os anos de eleição são trocadas entre três a quatro urnas. “Podem aparecer problemas iguais a todo computador, tentamos desligar e religar e se ela não funcionar a gente faz a troca”, disse. São quatro técnicos à disposição durante a eleição em toda a cidade.

A eleição começa mais cedo este ano, das 6 às 17 horas, para que pessoas idosas ou com algum problema de saúde tenham mais tempo para votar. “Estamos tomando todas as medidas para dar a preferência no dia da eleição”, disse o chefe do cartório.

A apuração deve ser concluída cerca de uma hora depois. “Na última eleição, a apuração foi concluída às 17h50. Esse ano deve demorar mais um pouco, pois teve muita agregação e tem mais eleitores por seção, são em média 600 eleitores por seção, no máximo”, afirmou Severino.

Justificativa

Além de poder justificar a ausências às urnas pelo aplicativo e-Título no dia da eleição, o eleitor também tem a opção de justificar a ausência após as eleições também pelo app, no cartório eleitoral ou pelo Sistema Justifica em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao país.

O prazo para justificar no dia das eleições pelo aplicativo e-Título é das 7 às 17 horas. “O eleitor não vai precisar ir ao colégio se ele estiver fora da cidade. Basta ele acessar o e-Título e pela localização, ele já vai permitir a justificativa do voto. Dessa forma, já evitamos a aglomeração”, esclareceu.

Seçoes alteradas

– As seções 79, 80 e 81 foram transferidas para a Escola Municipal João Bueno de Godoy (ao lado da Igreja Matriz de Vidigal);

– As seções 63, 151, 156, 160, 165, 171 e 178 foram transferidas para a Unipar, no endereço Avenida Brasil, 1.123;

– As seções 47, 48, 49, 50, 51, 52, 85 e 101 foram transferidas para o Cemic São José (na rua ao lado);

– As seções 70,71, 72, 84, 91, 97, 138 e 149 foram transferidas para a Escola Municipal Lídia Usuy Ohi (na lateral do mesmo colégio);

– A seção 34 foi transferida para a Escola Municipal Liomar Gomes (ao lado do colégio).

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *