Cianortenses são convidados a conhecer o programa Família Acolhedora

Da Redação com Assessoria

Os interessados em saber mais sobre o Serviço de Acolhimento e, possivelmente, fazer parte do Programa Família Acolhedora, já podem se preparar: a Secretaria Municipal de Assistência Social promoverá dois encontros para apresentação e diálogo, sendo o primeiro em 05 de abril e o segundo no dia 12, ambos às 18h30, na Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 143, Centro. A participação é aberta ao público e não é necessário efetuar inscrição.

“O objetivo é explanar de maneira bem prática, por meio do diálogo sobre as regras, as responsabilidades, as questões de apego e desapego, a diferença em relação ao programa de adoção; além de sanar todas as dúvidas. É importante salientar que a participação nesta capacitação não implica diretamente na inclusão das famílias no Serviço de Acolhimento. Todas podem participar dos encontros sem compromisso” destaca a psicóloga do serviço, Stephanie Piveta.

“Contamos com o engajamento dos cianortenses para juntos proporcionarmos um atendimento individualizado, dentro de uma família, assim como a convivência comunitária, às nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, evitando, desta forma, a institucionalização e permitindo um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social. Por isso, pedimos para que façam parte dessa iniciativa. Sejam famílias acolhedoras”, convida a secretária municipal de Assistência Social, Aline Kist.

PROGRAMA

O programa acontece em residências de famílias previamente cadastradas e preparadas para a função de cuidar e proteger crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que foram temporariamente afastados de suas famílias de origem por decisão judicial, até que possam retornar ao convívio de seus familiares ou serem adotados.

As famílias são acompanhadas pela equipe de Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, recebem um curso de preparação, ajuda de custo, e são acompanhadas semanalmente por psicólogos e assistentes sociais, para garantir a segurança e o bom convívio entre a família e criança.

É importante ressaltar que o acolhimento não é uma adoção. Caso haja determinação pela Justiça, a criança vai permanecer na fila de espera. A adoção segue trâmites legais próprios, enquanto o acolhimento familiar é temporário, feito por meio de termo de guarda provisória emitido pelo Poder Judiciário à Família Acolhedora.

 CADASTRO

Para que o cadastro seja aprovado é necessário que todas as pessoas que moram na casa estejam de acordo com o serviço. As famílias interessadas em participar do programa devem fazer um cadastro no site https://www.cianorte.pr.gov.br/acolhimento-familiar .

È necessário atender aos requisitos apresentados, que são básicos e essenciais. Após preencher corretamente e enviar o formulário de inscrição, a equipe vai entrar em contato com os candidatos.

O processo de cadastro e aprovação pode durar até 30 dias.