Saúde prepara força tarefa de prevenção a dengue em Cianorte

Da Redação

A Prefeitura de Cianorte irá promover, por meio da Secretaria de Saúde, uma força tarefa de prevenção à dengue. A medida foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada no gabinete da prefeitura na tarde desta quinta-feira, 17. A reunião contou com a presença da secretária de Saúde, Rebeca Galacci, o prefeito em exercício, João Alexandre, o secretário de Defesa Social, tenente coronel Ariel de Souza, e agentes de saúde.

Ficou definido que a partir do dia 26 de março agentes de combate à doença, com apoio dos atiradores do Tiro de Guerra e voluntários, irão visitar residências de todo o município pra identificar e eliminar os focos do mosquito transmissor da doença.

No período epidemiológico atual de dengue, que vai de agosto de 2021 até o final de julho de 2022, foram 56 casos notificados (suspeitos) com 38 confirmados. Nas duas ultimas semanas o número de notificações de casos disparou.

A dengue é uma doença infecciosa de grande impacto para a saúde, causada pelo mosquito Aedes aegypti e que pode acometer os indivíduos de formas diferentes – da forma branda à grave, podendo levar a óbito.

O período com maior incidência da doença no estado se dá entre os meses de dezembro e março, o que ocorre principalmente devido a esses serem meses mais chuvosos, favorecendo o acúmulo de água e, consequentemente, a reprodução do mosquito transmissor.

De acordo com a secretária Rebeca Galacci, além das visitas, outras medidas estão no planejamento para prevenção da doença. “Estão sendo realizadas ações de bloqueio nos endereços em que há casos confirmados da doença e os agentes de endemias seguem com as visitas aos imóveis para orientação dos proprietários, notificação e eliminação de criadouros e rastreamento de áreas de risco. Além disso, haverá um trabalho com uso de drones para identificar focos em residências fechadas e pulverização para controle do mosquito”, afirma.

O tempo quente e chuvoso, aliado ao descuido da população, é a condição propícia para a proliferação do mosquito transmissor. Por isso, todos devem redobrar os cuidados, principalmente com relação aos quintais. “É preciso eliminar os locais que armazenam água, desde uma tampinha de garrafa até recipientes maiores como latas e tambores. Também é preciso estar alerta aos pratos de plantas, bebedouros dos animais, piscinas, calhas, ralos, além de banheiros, tanques e outros em desuso”, explica Rebecca.

De acordo com o levantamento da saúde, a região na Zona2 possui o maior número de foco do mosquito, principalmente em ralos, vasos e encanamentos. Jardim Universidade e Santa Mônica também se destacam.

 REGIÃO

Os onze municípios atendidos pela 13ª Regional de Saúde (13ªRS) somam 93 casos confirmados e 262 notificações. Outros 185 exames aguardam resultados, conforme o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) na terça-feira, 15.

Cidade Gaúcha, Guaporema e Jussara ainda não apresentaram casos da doença no atual ano epidemiológico.

Indianópolis segue com um caso, Japurá (42), São Manoel do Paraná (2), São Tomé (1), Tapejara (6) e Tuneiras do Oeste (3).