Saúde recebe nove veículos para UBSs

Da Redação

A Prefeitura de Cianorte recebeu na última sexta-feira, 05, nove veículos destinados a Secretaria Municipal de Saúde. Eles serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento da Saúde Familiar. Ao todo, são 14 UBSs em Cianorte.

Os veículos foram entregues através de convênio assinado com o governo estadual, através do plano de fortalecimento à atenção primária à saúde, além de qualificar o acesso aos sistemas municipais, e articular e consolidar a rede de atenção à saúde.

“Esse programa é ofertado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) através do secretário (estadual ) Beto Preto. Os veículos vão contribuir e agilizar o atendimento dos pacientes, principalmente aqueles acamados que não podem procurara a UBS. Essa ferramenta vai permitir que os enfermeiros se desloquem às residências com mais facilidade, para fazer um curativo ou atender esses pacientes”, destaca a secretária de Saúde de Cianorte, Rebeca Galacci.

Para o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, esses investimentos são fundamentais para o atendimento pós-pandemia, e são possíveis, principalmente, através da parceria do Estado com os municípios.

“Agora precisamos cuidar de outros assuntos, além da pandemia,  trabalhando com os municípios. Precisamos continuar apertando o calendário vacinal convencional, apertar o mutirão de cirurgias eletivas, e obras que no governo Ratinho Junior, acontece todos os dias”, destaca.

UBS do Jardim Morada do Sol terá atendimento estendido

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Morada do Sol será estendido a partir do dia 29 de novembro.

A UBS atenderá de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 22horas, com consultas médicas, coleta de preventivo, vacinação, curativos, glicemia capilar, verificação de pressão, e demais serviços da atenção primária.

Com essa unidade em novo horário, Cianorte vai contar com três UBSs atendendo até às 22 horas. A primeira a estender o horário no munícipio foi a UBS da Vila Sete, seguido da unidade localizada no distrito de Vidigal.

“Toda nossa gestão tem o objetivo de ampliar o atendimento e trazer mais acesso à população, o quê não foge das premissas do SUS. Aquela mãe, aquele pai, ou aquele trabalhador que não consegue procurar ( a unidade de saúde) em horário comercial, pode tomar uma vacina, fazer um curativo, fazer preventivo . Nosso intuito é agilizar esse atendimento e facilitar o acesso da população”, explica a secretária de Saúde, Rebeca Galacci.

A administração não descarta a possibilidade de mais UBSs funcionarem  com atendimento estendido em Cianorte.

“Isso vai depender muito dos nossos relatórios, e a procura da população. Acreditamos que podemos abrir mais unidades, mas precisamos de estratégia para fornecer esse serviço”, finaliza a secretária.