Defensoria lança projeto que visa formar opinião com leitura

Espaço Carolina Maria de Jesus será inaugurado na terça, na sede da Defensoria Pública de Cianorte

A Defensoria Pública do Estado do Paraná, regional Cianorte, inaugura na próxima terça-feira (18), às 13h30, o Espaço Carolina Maria de Jesus. O ambiente será semelhante a uma biblioteca e proporcionará que a população usuária do sistema tenha acesso fácil à leitura.

O objetivo do espaço é fomentar o acesso à cidadania e literatura de forma gratuita. Segundo a Defensoria Pública, o projeto tem como finalidade promover o acesso à informação e à educação em direitos, bem como despertar um olhar através do conhecimento para outras possibilidades.

Ainda de acordo com o órgão de defesa pública, as pessoas assistidas poderão retirar os livros e materiais expostos nas prateleiras do espaço para ler em casa. A intenção é promover o conhecimento entre os usuários do sistema sobre a constituição e direitos civis.

INAUGURAÇÃO

Na terça-feira, durante a solenidade de inauguração do espaço, serão realizadas palestras de temas diversos, como Defensoria Pública, Violência Doméstica, Juventude Periférica, Mulheres Trans, entre outros, além de apresentações artísticas de balé e declamação de poesias e atividades para crianças. Na ocasião, também será servido um lanche aos participantes. Além de todas as atividades ofertadas, será um momento importante para que conheçam a Defensoria Pública, disse Aline Daniele Hoepers, psicóloga da Defensoria Pública de Cianorte.

HOMENAGEM

O espaço homenageia a poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus, que desempenhou um trabalho histórico sobre o empoderamento da população socialmente vulnerável.

Negra e moradora da favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, ela trabalhava como catadora e registrava o cotidiano da comunidade em cadernos que encontrava no lixo. Para a comunidade, à época, ela era considerada uma forte liderança, pois era uma dos poucos moradores que sabia ler e escrever.

Em 1960, após ser descoberta por jornalistas, Carolina publicou a primeira de oito obras (quatro póstumas). O livro, Quarto de Despejo: o diário de uma favelada foi traduzido em 13 idiomas, sendo vendido em mais de 40 países tornando-se um best-seller, na América do Norte e Europa. O reconhecimento internacional deu a ela o título de escritora negra mais influente do Brasil.

Divulgação
Carolina Maria de Jesus é uma das escritoras brasileiras negras mais expoentes

SERVIÇO:

Evento: Inauguração do Espaço Carolina Maria de Jesus

Local: Recepção da Defensoria Pública

Horário: Das 13h30 às 17h30

Endereço: Avenida Maranhão, nº 225