Infestação por Aedes aegypti cai para 0,3% em Cianorte

Entre os dias 7 e 9 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte vistoriaram 1.537 imóveis em Cianorte como parte do terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho identificou cinco focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,3%. O percentual é considerado de baixo risco pela Organização Mundial da Saúde, que estabelece o limite de alerta em 1%.

Os focos foram encontrados em três regiões da cidade: dois na Zona 03, nas proximidades do Colégio Dom Bosco; outros dois na Zona 04, próximo ao Ginásio de Esportes Tancredo Neves e ao Conjunto Aquiles Comar; e um no Parque Industrial, na Zona 07. A maioria das larvas estava em locais de acúmulo de água, como recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos.

No levantamento anterior, feito entre 31 de março e 3 de abril, o índice era de 1,9%, o que levou a intensificação das ações de controle. A queda observada agora acompanha a tendência sazonal de inverno, período em que as baixas temperaturas afetam o desenvolvimento do mosquito. Apesar disso, a Secretaria alerta que o momento é estratégico para eliminar criadouros e reduzir os riscos com a chegada do calor.

O mais recente boletim da Secretaria de Saúde informa que Cianorte soma 844 casos confirmados de dengue. Outras 199 notificações seguem em investigação e 775 foram descartadas. Dois óbitos foram registrados desde o início do atual ciclo epidemiológico.