Turma do 5º ano observa trajetória na escrita e emociona professores

Em Rondon, a Escola Castelo Branco viveu um momento de forte valor pedagógico com os estudantes do 5º ano C. A atividade marcou o reencontro com um trabalho iniciado em 2021, quando a turma, então no 1º ano, era acompanhada pela professora Roselaine. Naquele período, as docentes aplicaram um teste diagnóstico de escrita, registrando a produção de cada criança. A intenção era acompanhar o desenvolvimento individual ao longo dos anos e, no futuro, comparar a evolução de cada estudante.

Agora, em 2025, já no 5º ano, os alunos revisitaram seus textos antigos e receberam um retorno detalhado sobre os avanços obtidos. O momento emocionou professores e estudantes, ao tornar visível o crescimento no processo de alfabetização, na organização das ideias e na fluência da escrita. As professoras responsáveis, Marta de Souza Lima e Sueli de Souza, ressaltaram que o progresso observado foi expressivo e resultado de um trabalho contínuo: “É gratificante observar como cada aluno avançou. Ver a diferença entre o texto de 2021 e o texto atual mostra que todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos valeu a pena. Eles cresceram em autonomia, vocabulário, criatividade e organização textual.”

Os estudantes também demonstraram entusiasmo ao perceber a própria trajetória. Muitos se surpreenderam ao comparar suas produções antigas com as atuais, reconhecendo conquistas importantes na leitura e na escrita, o que reforçou o sentimento de realização.