Terra Boa inicia instalação de placas solares em prédios públicos
A Prefeitura de Terra Boa deu início, nesta semana, à instalação de placas fotovoltaicas na sede do Paço Municipal. A iniciativa faz parte de um projeto que será ampliado, até o fim do mês, para outros oito prédios públicos. O objetivo é produzir energia limpa e diminuir os gastos com eletricidade, atualmente, a conta mensal do Executivo está em torno de R$ 100 mil.
A previsão é que, até o encerramento deste mês, todas as unidades estejam equipadas e em operação nos seguintes locais: sede do Paço Municipal, Centro Municipal de Educação Infantil Tia Maria, Escolas Municipais Monteiro Lobato, Princesa Isabel e Irene Mendes, Unidade de Saúde Miguel Alves, Estádio Municipal Ailton José dos Reis e Ginásios de Esportes Arnaldo Zampieri e José Safira.
Com a ativação das nove usinas solares, a expectativa é de uma redução expressiva no valor pago pelo município em energia elétrica. A economia obtida será aplicada em projetos e ações voltados à melhoria da qualidade de vida dos moradores de Terra Boa.
Segundo o prefeito Valter Peres, trata-se de um investimento estratégico para fortalecer a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos públicos. “Cada usina instalada representa menos despesas para o município e mais investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. Nosso objetivo é ampliar o uso dessa tecnologia para que, em poucos anos, todos os prédios públicos sejam abastecidos com energia limpa”, afirmou.
O investimento total é estimado em R$ 749 mil. A maior parte dos recursos vem do programa Itaipu Mais que Energia, por meio de convênio entre o município e a Caixa Econômica Federal.

