Secretaria de Saúde de Jussara realiza palestras alusivas ao ‘Setembro Amarelo’

Da Redação com Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Jussara realizou nos dias 21 e 22 de setembro, no Colégio Estadual Senador Moraes de Barros, com os alunos do 6º ao 3º ano, palestras alusivas ao ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à prevenção do suicídio.

Com uma equipe formada pelo médico da UBS Irineo Ribeiro, Dr. Carlos Bruno Facina, as psicólogas, Juliana Lourdes Fachina Nalin e Elaine Cavalcante, e as enfermeiras, Diane Franciele Moro, Marcella Pereira de Araújo e Gisele Lima de Freitas Barreto, foram realizadas palestras com os temas: ‘Valorização da Vida’, ‘Automutilação’ e ‘Tabagismo’. A ação também foi acompanhada pela diretora da UBS, Maria de Oliveira Silva.

A iniciativa faz parte das campanhas nacionais que ocorrem no país inteiro. O mês de setembro foi escolhido para as campanhas porque, desde 2003, o dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O Dr. Carlos Bruno reforçou a importância de tratar o tema com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde.

“A primeira medida preventiva é aprender a ouvir o outro e falar sobre o assunto. O objetivo também é mostrar a importância do cuidado com a saúde mental, aprender a quebrar os tabus, principalmente na adolescência. Queremos que eles entendam que suas vidas importam muito”, explicou.

“Neste mês de conscientização sobre a saúde mental, sofrimento psíquico e prevenção ao suicídio, realizamos essas palestras com uma conversa aberta sobre esse tema e alertar os alunos a respeito de um assunto tão importante e pouco debatido. É muito importante falarmos o que estamos sentindo, reconhecer e aceitar que não estamos bem e desenvolver estratégias para cuidar da nossa saúde mental”, ressaltou a psícologa, Juliana Lourdes Fachina Nalin.