Japurá define pontos estratégicos para câmeras do programa Olho Vivo
A Prefeitura de Japurá aderiu ao programa Olho Vivo, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, lançado pelo Governo do Estado do Paraná no fim do ano passado. A iniciativa busca fortalecer a segurança nos municípios por meio da ampliação e integração de sistemas de monitoramento por câmeras.
Segundo a prefeita Adriana Polizer, a adesão foi formalizada em dezembro. Logo após o procedimento, a Secretaria de Segurança Pública acionou o 5.º Batalhão da Polícia Militar e a 5ª Companhia de Cianorte para iniciar os trabalhos técnicos no município.
Na terça-feira, 06, equipes da Polícia Militar estiveram em Japurá para levantar a quantidade, os modelos e a tecnologia das câmeras necessárias. O estudo incluiu os principais acessos de entrada e saída da cidade, além de pontos considerados estratégicos para o reforço da vigilância.
De acordo com a prefeita, a definição dos equipamentos leva em conta a capacidade de captar imagens e registros que auxiliem investigações e ações preventivas. “A tecnologia escolhida vai ajudar a garantir imagens de qualidade em situações que exijam identificação e acompanhamento”, afirmou.
O processo agora entra em fase administrativa. Até o dia 20, todas as informações técnicas devem ser inseridas em um protocolo junto à Secretaria das Cidades do Paraná (Secid). A partir desse trâmite, o município poderá avançar para a etapa final, que prevê a aquisição e instalação das câmeras.

