Coluna ADI Paraná
Força de Bolsonaro
PR/Divulgação
Filipe Barros e Bolsonaro (Foto: PR/Divulgação)

O deputado Filipe Barros (PSL) acompanha o presidente Jair Bolsonaro na visita a Índia e é aguardado no sábado, 1º de fevereiro, no jantar por de adesão em Curitiba para coleta de assinaturas na formação do Aliança pelo Brasil. Filipe Barros é pré-candidato de Bolsonaro a prefeito de Londrina.

Candidatos do Novo

O Novo aprovou apenas dois pré-candidatos na disputa das prefeituras do Paraná nas eleições de outubro: o advogado Marinho Silva em São José dos Pinhais e o médico oftalmologista João Guilherme Moraes em Curitiba. João Guilherme foi candidato a vice-prefeito de Ney Leprevost (PSD) nas eleições de 2016 em Curitiba.


Hospital

A prefeitura de São José dos Pinhais iniciou as obras de ampliação e reforma do Hospital e Maternidade São José. Serão instaladas novas rampas para cadeirantes, um novo ponto de embarque e desembarque de pacientes, ampliada e reformada a sala de recepção, novos banheiros e guichês de atendimento, sala de espera. A conclusão da reforma externa está prevista para início de fevereiro.


Segurança pública

A Força Nacional de Segurança Pública pode virar um órgão permanente, com estrutura própria. É o que prevê a PEC em análise na CCJ do Senado. Uma audiência pública vai debater o tema.


"Vamos juntos"

O deputado Delegado Francischini (PSL) já está preparando as propostas para o pleito de outubro. No twitter, enviou recado aos curitibanos: "Vamos juntos melhorar Curitiba. Vem comigo! Envie uma mensagem no whatsapp (41) 987048873 ou faça um vídeo ou/e uma foto dos problemas de Curitiba e marque a  #caminhandoporcuritiba". Francischini é pré-candidato a prefeito de Curitiba. 


Título digital

A Justiça Eleitoral adianta que mais de 17 milhões de eleitores brasileiros já baixaram o aplicativo e-Título e  optaram pela versão digital do título eleitoral, que dispensa a impressão da segunda via do documento em papel.  


Tendência

A disputa municipal de 2020 terá número recorde de candidaturas, de acordo com a previsão de presidentes de partidos e analistas. Com o fim das coligações para as câmaras municipais a partir deste ano, cada legenda terá de apresentar uma lista fechada de candidatos a vereador e a tendência é lançar nomes próprios a prefeito para puxar votos para o Legislativo. 


Apoio a Bolsonaro

O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) voltou a negar que pretenda disputar a presidência em 2022 e diz que tem “uma questão de lealdade” com o presidente Jair Bolsonaro. “O que acontece, em 2022, o presidente já apontou no sentido de que ele pretende reeleição. E, claro, sou ministro do governo, vou apoiar o presidente Jair Bolsonaro, não tenho nem como”, garantiu. 


Urnas eletrônicas

A Positivo Tecnologia e a Smartmatic do Brasil tiveram seus protótipos de urna eletrônica aprovados pelo TSE. As empresas disputam uma licitação milionária para fornecer 180 mil equipamentos a serem usados já na eleição de outubro. Com a aprovação, a empresa paranaense e o consórcio internacional seguem para as próximas etapas da licitação. A estimativa do contrato, com base em um estudo do TSE sobre preços de mercado é de R$ 696,4 milhões. 


Prêmio aos prefeitos

O programa Município Mais Cidadão, do governo federal, premiará prefeitos que realizarem ações com recursos de emendas parlamentares. Medalhas de ouro, prata e bronze serão enregue às cidades que tenham políticas de “construção da cidadania”. Ganharão pontos municípios que adotarem programas desenvolvidos pelo Ministério da Cidadania. Se houver empate, vence a cidade que tiver maior adesão ao Criança Feliz, também tocado pela pasta.


Jantar do MDB

O MDB do Paraná oferece nesta quinta-feira, 30, um costelão em Curitiba aos pré-candidatos a vereador e prefeito da capital paranaense e da região metropolitana. O jantar é por adesão.


Itaipu em Cascavel

Com 70% das obras concluídas, o aeroporto de Cascavel conta agora com a participação da Itaipu Binacional que firmou convênio de R$ 4 milhões com a prefeitura para instalação de dois fingers. “Esse investimento reforça o compromisso em apoiar o desenvolvimento região que está recebendo recursos do governo federal e da binacional no aeroporto de Foz do Iguaçu, o que vai impulsionar a aviação regional, nacional  e internacional no Paraná”, diz o presidente Joaquim Silva e Luna.

Ducci e Bueno

O deputado Luciano Ducci, pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PSB, se reuniu com lideranças do Cidadania: deputado Rubens Bueno (presidente estadual), com o vereador Helio Wirbiski (presidente do diretório municipal de Curitiba) e com o Rubico Camargo, dirigente do partido. "Conversa muito produtiva com as lideranças do Cidadania. Em pauta, eleições e soluções para o futuro de Curitiba", disse Ducci no twitter. Rubens Bueno foi candidato a vice-prefeito na chapa de Ducci em 2012.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br