São Tomé recebe veículo para reforçar políticas voltadas às mulheres

A Prefeitura de São Tomé recebeu na segunda-feira, em Curitiba, um veículo Volkswagen Virtus, conhecido como Babalu, para uso nas ações da Coordenadoria da Mulher e demais órgãos responsáveis pela política municipal voltada ao público feminino. A entrega integrou o repasse feito pelo Governo do Estado a 82 municípios do Paraná.

A primeira-dama Camila Sousa representou São Tomé na cerimônia e recebeu as chaves do automóvel. O envio atendeu municípios que possuem unidade gestora da política da mulher criada por lei, além de conselho municipal, fundo próprio e equipe técnica específica. O governo informou que o investimento total para a aquisição dos veículos alcança R$ 8,6 milhões.

O modelo fornecido tem porta-malas ampliado, o que facilita o transporte de materiais usados em eventos e ações das equipes municipais, segundo a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da SEMIPI, Mariana Neris. O uso do Babalu seguirá as determinações da Resolução nº 191/2025, que estabelece destinação exclusiva a atividades de promoção e garantia dos direitos das mulheres.

Entre as funções previstas estão visitas domiciliares, acompanhamentos técnicos, ações educativas e preventivas, além do transporte de mulheres para unidades de saúde, Instituto Médico Legal, audiências judiciais, delegacias especializadas e outros serviços que compõem a rede de proteção.

Com a chegada do Babalu, São Tomé passa a contar com mais um instrumento de apoio às ações conduzidas pela Coordenadoria da Mulher, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pelo Fundo Municipal, estruturas já em funcionamento e responsáveis por organizar programas e políticas públicas voltadas à proteção e ao atendimento das mulheres do município.