Mario Verri destaca empenho da Amenorte na busca por recursos

O vereador Mario Verri parabenizou a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte) pela busca de um investimento na ordem dos R$ 3 milhões via Itaipu Binacional, que será destinado à aquisição de um maquinário de trituração de entulhos.

O equipamento será utilizado de forma compartilhada entre os 12 municípios que integram a associação. A proposta segue em análise de documentação, e a previsão é que o equipamento já esteja disponível para a Amenorte em janeiro de 2026. O maquinário, junto com um caminhão de transporte, será operado pelo consórcio Cispar, em sistema de rodízio, atendendo todas as cidades que compõem a AMENORTE.

Uma demonstração do funcionamento do maquinário aconteceu na última sexta-feira, 22 de agosto, em Terra Boa, reunindo autoridades da região, como prefeitos e vereadores, além de outros convidados. A demonstração é uma das etapas do programa “Itaipu Mais que Energia”, que tem como foco o fomento a ações sustentáveis, a promoção do desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas na área de influência da usina.

Mario Verri destacou a importância do futuro investimento como um exemplo de cooperação e compromisso com a sustentabilidade por parte da AMENORTE, dos municípios envolvidos e de todos os prefeitos que buscam o desenvolvimento regional por meio de importantes parcerias em benefício da população.

“Projetos como esse mostram o valor da articulação entre municípios, instituições públicas e entidades regionais. A conquista da AMENORTE é um exemplo claro de como investimentos sustentáveis podem gerar impactos reais nas comunidades. Além de otimizar o manejo de resíduos, essa máquina representa um passo importante para o desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, disse.

Com a chegada do maquinário à região da Amenorte, espera-se um avanço significativo nas políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, ao mesmo tempo em que se fortalece o protagonismo regional nas práticas sustentáveis e no cuidado com o meio ambiente. Essa é a visão do prefeito do município de Rondon, Roberto Corredato, atual presidente da AMENORTE e um dos entusiastas do projeto “Itaipu Mais que Energia”.

“A AMENORTE tem o papel de somar forças em nossa região pelo bem de toda a população. Vamos em busca de mais uma conquista para atendermos nossos anseios de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e também desenvolvimento regional”, finalizou o presidente.

Núcleos de cooperação

A aquisição foi viabilizada a partir das demandas identificadas pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental da Itaipu, espaços de governança participativa criados para fortalecer a relação entre as comunidades locais e o programa “Itaipu Mais que Energia”.

Esses núcleos, estabelecidos em 2024, estão presentes em 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, e atuam como plataformas para discutir e implementar projetos socioambientais que atendam às necessidades regionais.