Cotidiano

Volume de chuvas registrado em dezembro foi 50% acima da média

O final de ano dos cianortenses foi de tempo nublado e pancadas de chuva; agora a previsão é de tempo seco para os próximos dias (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Neste final de ano, muita gente precisou remarcar a programação por causa da grande quantidade de chuva que caiu em Cianorte e em todo o estado do Paraná. Nos últimos 15 dias de dezembro choveu praticamente todos os dias e algumas cidades do Noroeste registraram volume recorde de precipitação. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Cidade Gaúcha teve o maior volume de chuva do Brasil em 24 horas. Entre as 10 horas de segunda-feira (1) e as 10 horas de terça (2), o acumulado chegou a 108,8 mm.

Em Cianorte, choveu 186,4 mm entre os dias 25 de dezembro e 2 de janeiro. Em dezembro, o volume acumulado chegou a 324 mm, 50% a mais do que a média histórica do mês. De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneip, os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos na região, mas a nebulosidade realmente ficou acima da média neste final de ano. “O que provocou esses dias ininterruptos de chuva foi um fluxo de umidade e calor que ficou estacionado em cima da região sul do país. Agora ele de deslocou e deve levar a chuva para São Paulo e Minas Gerais. No Paraná, a previsão é de tempo firme pelo menos até domingo”, disse.

Para os próximos dias, as temperaturas voltam a subir e devem chegar aos 30°C em Cianorte, segundo o Simepar. As mínimas variam entre 18°C e 20°C.