Vigilância em saúde será discutida em encontro nesta terça-feira em Cianorte

O município de Cianorte recebe nesta terça-feira (25) a etapa regional noroeste das Conferências Macrorregionais de Vigilância em Saúde, eventos realizados pelo Conselho Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, para discutir novas práticas da área. A iniciativa ocorre também em Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa e Londrina e fazem parte da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Paraná.

Em Cianorte estarão presentes os mais de 100 municípios que compõem as Regionais de Umuarama, Cianorte, Maringá, Paranavaí e Campo Mourão.

As conferências estaduais têm papel muito importante para melhorar a qualidade dos serviços de vigilância em saúde que o Estado oferece à população. Nosso objetivo é sempre buscar novas ações que impactem diretamente os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, a fim de oferecer o melhor ao público atendido, disse o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

O objetivo do encontro é debater o papel da vigilância no SUS, além de promover reflexão sobre a responsabilidade dos governos com a vigilância e maneiras de enfrentar as desigualdades sociais na saúde.

Durante as etapas macrorregionais serão eleitos e homologados os delegados representantes para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que acontece em 29 de setembro, em Curitiba.

Programação:

Conferência Macrorregional Noroeste – Cianorte
Data: 25/07
Local: Universidade Paranaense (Unipar) Av. Brasil, 1123 – Zona 1
8h – 9h – Credenciamento
9h – 9h45 – Leitura do regulamento da Conferência
9h45 – 11h30 – Palestra Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção de Saúde do Povo Brasileiro, com Vera Lúcia e Viana Leite
13h30 – 15h30 – Continuação da oficina e grupos de trabalho
15h30 – 16h15 – Processo eleitoral para etapa estadual
16h15 – Homologação dos delegados eleitos