Saúde

Vidigal está em estado de epidemia de dengue

Distrito registrou, desde agosto desse ano, seis novos casos da doença
Condições climáticas atuais são perfeitas para a proliferação das larvas do aedes aegypti (Foto: ASSESSORIA PMC )

Em Vidigal, distrito de Cianorte, todo cuidado é pouco. O distrito, de cerca de 2 mil habitantes (senso IBGE|2010), que fica a 13 quilômetros de Cianorte, registrou nos últimos dez dias três novos casos de dengue que, somados aos outros três de agosto e setembro, colocam a localidade em estado de epidemia, que é quando há incidência proporcional de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Para evitar o aumento de casos, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou diversas ações, como a conscientização da população, a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e ações de bloqueio mecânico (verificação, identificação e eliminação de focos) em todas as residências.

Agora, o órgão público solicita a ajuda da população. “As condições climáticas, de chuva com calor, somadas ao descuido dos moradores com suas residências, são totalmente propícias ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, à disseminação da doença. Por isso, orientamos para que cada um, em seu lar, tome as devidas providências para eliminar qualquer recipiente capaz de acumular água, com atenção especial para os quintais, calhas e ralos, além de se certificar que a caixa d´água está vedada corretamente”, alerta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

Região

No último ciclo de monitoramento da doença, a área de abrangência da 13ª Regional de Saúde, com sede em Cianorte, registrou registrou um total de 1.280 casos confirmados 2.738 notificações da doença. Os números, inclusive, superaram o ciclo 2017/2018, que teve apenas sete casos confirmados e 283 notificados.