Cidades

Vereadores fazem moção de apoio à vinda da Carreta Rosa

Os 10 vereadores assinaram o documento, apresentado na sessão da última segunda (07), em apoio à vinda da Unidade
A Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos está percorrendo o Paraná realizando exames preventivos (Foto: ASSESSORIA PREFEITURA DE BEBEDOURO)

Como forma de reconhecer a importância do trabalho que será realizado pela Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos em Cianorte entre os dias 28 e 30 deste mês, os vereadores locais assinaram uma Moção para apoiar a vinda do veículo à cidade. O documento foi apresentado durante a última sessão ordinária da Câmara, realizada no dia 07, e contou com participação dos 10 parlamentares, sendo aprovado por unanimidade.

A ‘carreta rosa’ ficará 3 dias na cidade, realizando exames de mamografia e preventivo, para detectar e ajudar a prevenir os canceres femininos. Ao todo, serão realizados 273 exames, sendo 132 mamografias e 141 preventivos, sendo em alguns casos, os exames podem diagnosticar a predisposição ao câncer até 10 anos antes da manifestação da doença. Os procedimentos são voltados a mulheres a partir de 25 anos e que não tenham realizado os exames no último ano.

A unidade ficará estacionada na Praça João XXIII, em frente à Igreja Matriz – Santuário Eucarístico Diocesano e Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A presidente da ONG ‘Ensina-me a Viver’ e coordenadora regional do Hospital de Câncer de Barretos em Cianorte, Iraci de Sarges, explica que o principal objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer.

COMO SER ATENDIDA

O agendamento dos exames começa na próxima segunda-feira (14), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Cianorte), localizada na Praça da República, 16, próxima ao Cartório Eleitoral. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. É necessário deixar nome e data de nascimento e informar quando realizou os procedimentos pela última vez. O exame de mamografia poderá ser feito em mulheres entre 40 e 68 anos de idade e o preventivo em mulheres de 25 a 65 anos. Para os procedimentos, será necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cadastro ou cartão do SUS.

SERVIÇO

28/08 – 13h às 16h
29/08 – 8h às 16h
30/08 – 8h às 16h
Local: Praça João XXIII - em frente à Igreja Matriz - Santuário Eucarístico Diocesano e Paróquia Nossa Senhora de Fátima