Cidades

Vereadores de Cianorte aprovam quatro projetos de Lei

Após a votação da pauta representantes da UEM e unidade Sesi/Senai/IEL fizeram uso da Tribuna Livre
Vereadores aprovaram três dos projetos da pauta em segundo turno e redação final (Foto: ASSESSORIA CMC)

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (09), houve a aprovação de proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal. Além de outros dois projetos de Lei Ordinária e um de Resolução, aprovados de forma unânime, em segundo turno e redação final. Os primeiros de autoria dos vereadores e o segundo de autoria da Mesa Diretora da Casa de Leis, respectivamente.

A proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal 004/2017, de autoria de Sergio Mendes de Almeida (Mendes), Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dadá), Silvio Fernandes (Silvio do Pátio), Santina Buzo e José Aparecido da Silva (Zezão), aprovada em primeiro turno, altera o inciso X do parágrafo 2º do artigo 85 da LOM, que passa a vigorar com a seguinte redação: 'licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e oitenta dias'. Os vereadores justificam que desde o ano de 2010, o artigo 137 da Lei Municipal nº 1.267/90 (Regime Jurídico Único) estabelece a licença estendida à servidora gestante. Assim, fazia-se necessária a adequação do texto também na LOM.

Já em segundo turno e redação final, houve a aprovação do projeto de Lei 51/2017-G, de autoria do vereador Natal Reis, que obriga a colocação de painéis nas entradas de postos e casas de saúde, hospitais, prontos socorros, ambulatórios, da rede pública e privada de Cianorte. E do projeto de Lei 51/2017-D, de autoria do vereador Sérgio Mendes de Almeida (Mendes), que nomina como 'Helena Atune Nishiyama', o campo de grama sintética localizado entre as ruas: Mario Secolo e Takashi Nishiyama. Por fim, também foi aprovado o projeto de Resolução 005/2017, de autoria da Mesa Diretora, determina a revogação da Resolução 001/15, e formaliza a desfiliação da Câmara Municipal de Cianorte da Associação de Câmara e Vereadores do Paraná (Acampar), denominada atualmente de União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos (Uvepar).

UEM

O diretor da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional Cianorte (UEM-CRC), professor Dr. Alessandro Santos da Rocha, fez uso da Tribuna Livre, acompanhado pela chefe do Departamento de Design e Moda da UEM, Anelise Guadagnin Dalberto. Eles comentaram sobre o Campus Cianorte, bem como, sobre os 15 anos dos cursos de Moda e Design na cidade. Segundo os representantes, mesmo reconhecida como umas das melhores instituições do estado, a UEM sofrerá cortes em 2018.

Eles também parabenizaram os docentes, servidores técnicos, administrativos e alunos dos cursos que aniversariam, além de destacarem os prêmios recebidos na área, por acadêmicos e pela instituição. 

SESI/SENAI/IEL

Ainda na sessão, usou a Tribuna a nova gerente da unidade Sesi/Senai/IEL de Cianorte, Juliani Aparecida Agnes, no cargo desde 18 de setembro. "Meu compromisso maior é dar continuidade ao serviço que o Sesi, Senai e IEL fazem em Cianorte”, afirmou a gerente que ressaltou a missão da unidade junto ao setor do vestuário, e comentou sobre a os cursos ofertados.