Cotidiano

Verão começa oficialmente com tempo nublado e chuva

Tempo permanece instável ao longo dos próximos cinco dias; temperaturas devem ficar entre 19°C a 30°C
["Chuva marca in\u00edcio da temporada de ver\u00e3o"] (Foto: Weslle Montanher)

Já nas primeiras horas do solstício de verão, os termômetros registravam em Cianorte máxima de 30°C, porém com uma sensação térmica mais amena. Isto porque, chove na cidade desde o início da semana, e as previsões são de que o clima permaneça com instabilidade ao longo dos próximos cinco dias.

Conforme as estimativas do Simepar, o céu fica nublado com alta probabilidade chuva de hoje até domingo de Natal (25). Os termômetros devem registrar mínimas de 19°C e a máxima não deve passar dos 31°C. Sensação climática agradável para quem não gosta de dias quentes.

“Eu morei um tempo em Curitiba e adorava o tempo nublado, quando vim para cá, estranhei muito, porque faz muito calor. Chegar dezembro, o ápice do verão, e ter uma semana com tempo fechado e temperaturas mais baixas é muito bom. Anima mais”, comenta o representante comercial Autair Rodrigues.

Mas, ao contrário de Autair, há quem prefira o calor. “Verão é férias, sol, piscina. A gente mora em um país tropical, Natal no Brasil não combina com tempo nublado [risos]”, opina a vendedora Helen Machado.

Simepar explica

O motivo para este início atípico de verão, segundo o Simepar, é em decorrência de uma frente fria que se desloca pelo Oceano Atlântico e mantém o eixo principal entre os estados do Paraná e São Paulo.

Assim, em praticamente todas as regiões paranaenses a instabilidade atmosférica segue presente favorecendo a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia. As temperaturas ficam agradáveis nas diversas regiões do Estado, porém não apresentam grandes elevações.