Cidades

Vendas de passagens sobem até 70% durante o feriado prolongado

Capital do estado e litoral estão entre os destinos mais procurados pelos cianortenses
["Empresas esperam aumento nas vendas at\u00e9 domingo","",""] (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado hoje (12), o fluxo de pessoas na Rodoviária de Cianorte começou a aumentar desde quarta-feira (10). Enquanto algumas empresas de ônibus comemoram alta nas vendas, outras preveem cenário igual ao do ano passado, com poucas viagens extras.

Os destinos mais procurados são cidades do litoral paranaense e catarinense, Curitiba, Campinas-SP e São Paulo-SP. Na Viação Garcia, a expectativa é que o crescimento chegue a 70%, segundo o agente Benito Lino. Para dar conta do fluxo de passageiros, a empresa prepara carros e horários extras.

A procura por destinos mais próximos é menor, mas também movimenta outras agências locais. A Expresso Maringá espera uma alta de 20% a 30%, comum em feriados prolongados, de acordo com o encarregado João Antônio de Souza. “O fluxo de passageiros aumenta bastante até domingo, principalmente nos ônibus que vão para Maringá, Umuarama, Curitiba e cidades do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A Viação Real deve manter a média de vendas do feriado do ano passado, segundo o agente Alexandre Mariano Ferreira. “Mesmo com o feriado na sexta-feira, muita gente não consegue emendar porque trabalha sábado, então nosso movimento não cresce tanto. Na região, os principais destinos procurados para o fim de semana são Campo Mourão, Cidade Gaúcha, Rondon e Engenheiro Beltrão”.

TURISMO RELIGIOSO

Um levantamento da ClickBus, plataforma online de venda de passagens rodoviárias, constatou que o feriado de 12 de outubro pode representar 35% das passagens de ônibus vendidas no mês em todo o país. O resultado é impulsionado pelo turismo religioso e pela procura de passagens para Aparecida do Norte-SP, que podem aumentar até 70%.

De acordo com o estudo, os destinos mais procurados no feriado são São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Curitiba e Paraty-RJ. Para Aparecida, a cidade com mais saídas é o Rio de Janeiro.