Economia

Venda de material escolar cresce com a volta às aulas; preços disparam em 2019

Movimento das lojas aumenta com a volta das aulas. (Foto: Jaqueline Andriolli / TRIBUNA)

O início do ano letivo é sempre motivo de desespero para os pais e de expectativa para o comércio de livrarias e papelarias. Em Cianorte, a busca por materiais escolares com o início das aulas aumentou o volume de pessoas nas lojas. As vendas também cresceram, já que na última semana, a maioria das livrarias da cidade já superou a quantidade de materiais vendidos em dezembro.

O bolso dos pais é o mais afetado porque os preços da categoria de materiais escolares subiram, em média, 1,02% no acumulado do ano passado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). Vanessa Barbosa, mãe da Júlia Barbosa de 10 anos, afirma que sempre busca lugares mais baratos. “Todos os anos os preços aumentam, é preciso estar preparada para esse gasto e pesquisar os valores nas lojas, pena que em Cianorte algumas lojas fecharam e as opções diminuíram”, afirma.

Nesta segunda-feira (4), o movimento na loja Rs Tend Tudo era intenso. A gerente, Luana Genovez, diz que alguns produtos e marcas são mais em conta, mas os filhos sempre preferem marcas mais famosas e por isso as contas podem sair mais caras. “Outro fator é a pressa, os pais deixam para comprar os materiais quando as aulas voltam e muitas vezes não procuram outras opções por falta de tempo”, afirma. A loja também disponibiliza as listas de materiais de todas as escolas de Cianorte desde dezembro. “Nós ligamos a partir do início de dezembro para todas as escolas enviarem suas listas, na mesma semana eles já trazem. Isso facilita, porque os pais não precisam esperar o início das aulas para começar as compras, mas nem sempre isso acontece”, explica.

O gerente da Loja Giga de Cianorte, Elvis Aparecida da Silva, afirma que no último final de semana os funcionários não conseguiram atender todos os clientes. “Não adianta, os pais deixam as compras de materiais para a última hora mesmo, então o volume de pessoas crescem e as vendas também”, comenta. O início do ano letivo em Cianorte começou na segunda-feira (4) com a volta das escolas particulares e CMEIs. As municipais retornam terça-feira (5) e as escolas estaduais dia 14 de fevereiro.