Saúde

Vacinação contra a gripe está abaixo da meta em Cianorte

Grupo prioritário com o índice mais baixo é o das crianças, com 58%, seguido das gestantes, com 62%
["90% do p\u00fablico-alvo de 21.906 pessoas deve ser imunizado"] (Foto: ASSESSORIA PMC)

Em contagem regressiva para o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será encerrada no dia 1º de junho, a cobertura ainda não atingiu a meta em Cianorte. O município tem que imunizar 90% do público-alvo de 21.906 pessoas e, até essa terça-feira (22), está com 72,83% vacinado. O grupo prioritário com o índice mais baixo é o das crianças, com 58%. Em seguida, é o das gestantes, com 62%. Já entre os trabalhadores da saúde e professores, a procura foi de 73%, enquanto pelos idosos foi de 80%. O melhor índice é o das puérperas, com 93%.

Para a secretária municipal de Saúde, Michely Viguiato Pricinotto, o quadro é preocupante. “Pois significa que mais de seis mil pessoas consideradas propensas a contrair a doença e ter complicações decorrentes dela estão sem a devida imunização, que é gratuita e protege contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. Por isso, pedimos para que compareçam à Unidade Básica mais próxima da residência o quanto antes”, destacou, alertando que não há previsão de prorrogação do prazo pelo Ministério da Saúde.

As doses são destinadas às crianças de seis meses às menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica). Todas as Unidades Básicas de Saúde estão aplicando a imunização e atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.