Unipar lança nova modalidade de ensino com plataforma Google

A Universidade Paranaense (Unipar) promoveu um encontro entre proprietários, jornalistas e outros profissionais das regiões de abrangência da instituição para o lançamento da modalidade de ensino semipresencial e anúncio do convênio firmado com a plataforma online Google for Education. O evento foi realizado na última sexta-feira, em Umuarama.

O diretor nacional da plataforma, Alexandre Campos e o diretor da Nuvem Mestra, Raul Ishikawa também estiveram presentes. Campos elogiou a iniciativa da Unipar e destacou o pioneirismo em aderir ao novo processo de ensino-aprendizagem no Brasil, inspirando outras universidades. Segundo ele, as metodologias ativas do Google for Education estão sendo difundidas mundo afora. A tecnologia pode, sim, ser uma grande aliada do professor. Trabalhar para melhorar a educação no Brasil é um dever de todos, completou.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, disse que a motivação para a mudança é saber que ela amplia as possibilidades de escolha dos alunos.

O encontro foi encerrado com uma visita ao espaço de ensino inclusivo da Unipar, no campus-sede, que conta com salas remodeladas para o projeto. Também estiveram presentes a secretária de Educação de Umuarama, Clori Zanferrari, representando o prefeito Celso Pozzobom; a presidente da Câmara dos Vereadores de Umuarama, Maria Ornelas; e a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata. O evento foi organizado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, com apoio das outras diretorias da Instituição.

PRATICIDADE

O curso de Odontologia da Unipar já usa a metodologia há mais de um ano e tem apresentado resultados positivos. As diretoras Fernanda Garcia Velasquez, Irinéia Baretta e Giani Colauto e o coordenador do curso de Odontologia da Unidade de Cascavel, Laerte Bremm, fizeram uma explanação sobre toda a logística utilizada pela Unipar junto ao Google for Education. A coordenadora do curso de Odontologia da Unipar de Umuarama, Cintia Araújo, participou da palestra via web, do Rio de Janeiro.

ENSINO SEMIPRESENCIAL

O ensino inclusivo é a grande aposta para o próximo vestibular, que passa a oferecer 36 opções de cursos semipresenciais – 11 da área de engenharia e 13 tecnológicos – nas sete unidades da Unipar.

A modalidade semipresencial combina atividades no ambiente virtual de aprendizagem com encontros presenciais, uma ou duas vezes por semana. Os alunos utilizam as ferramentas colaborativas do Google For Education e conseguem concluir a graduação com mensalidades mais acessíveis, de acordo com os dados divulgados pela Unipar.