Educação

Unipar lança nova modalidade de ensino com plataforma Google

O objetivo da instituição é se reestruturar para modernizar os métodos de ensino
["Evento reuniu a imprensa das sete cidades em que a Unipar est\u00e1 presente para apresenta\u00e7\u00e3o das novidades no ensino universit\u00e1rio","",""] (Foto: RICARDO TRINDADE / PORTAL DA CIDADE UMUARAMA)

A Universidade Paranaense (Unipar) promoveu um encontro entre proprietários, jornalistas e outros profissionais das regiões de abrangência da instituição para o lançamento da modalidade de ensino semipresencial e anúncio do convênio firmado com a plataforma online Google for Education. O evento foi realizado na última sexta-feira, em Umuarama.

O diretor nacional da plataforma, Alexandre Campos e o diretor da Nuvem Mestra, Raul Ishikawa também estiveram presentes. Campos elogiou a iniciativa da Unipar e destacou o pioneirismo em aderir ao novo processo de ensino-aprendizagem no Brasil, inspirando outras universidades. Segundo ele, as metodologias ativas do Google for Education estão sendo difundidas mundo afora. “A tecnologia pode, sim, ser uma grande aliada do professor. Trabalhar para melhorar a educação no Brasil é um dever de todos”, completou.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, disse que a motivação para a mudança é saber que ela amplia as possibilidades de escolha dos alunos.

O encontro foi encerrado com uma visita ao espaço de ensino inclusivo da Unipar, no campus-sede, que conta com salas remodeladas para o projeto. Também estiveram presentes a secretária de Educação de Umuarama, Clori Zanferrari, representando o prefeito Celso Pozzobom; a presidente da Câmara dos Vereadores de Umuarama, Maria Ornelas; e a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata. O evento foi organizado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, com apoio das outras diretorias da Instituição.

PRATICIDADE

O curso de Odontologia da Unipar já usa a metodologia há mais de um ano e tem apresentado resultados positivos. As diretoras Fernanda Garcia Velasquez, Irinéia Baretta e Giani Colauto e o coordenador do curso de Odontologia da Unidade de Cascavel, Laerte Bremm, fizeram uma explanação sobre toda a logística utilizada pela Unipar junto ao Google for Education. A coordenadora do curso de Odontologia da Unipar de Umuarama, Cintia Araújo, participou da palestra via web, do Rio de Janeiro.

ENSINO SEMIPRESENCIAL

O ensino inclusivo é a grande aposta para o próximo vestibular, que passa a oferecer 36 opções de cursos semipresenciais – 11 da área de engenharia e 13 tecnológicos – nas sete unidades da Unipar.

A modalidade semipresencial combina atividades no ambiente virtual de aprendizagem com encontros presenciais, uma ou duas vezes por semana. Os alunos utilizam as ferramentas colaborativas do Google For Education e conseguem concluir a graduação com mensalidades mais acessíveis, de acordo com os dados divulgados pela Unipar.