Saúde

Unidades de Saúde recebem selo bronze de qualidade

Entrega contou com a presença do secretário estadual de Saúde, que anunciou mais de R$ 2 milhões para a região
A cerimônia lotou o auditório do CEEP, em Cianorte (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cianorte e uma de Indianópolis receberam das mãos do secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, o selo bronze de certificação em tutoria na Atenção Primária à Saúde. A cerimônia de entrega foi realizada nesta sexta-feira (17), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e contou com a presença de autoridades e profissionais da saúde de Cianorte e região.

O reconhecimento foi concedido para as UBSs de Cianorte José Maciel Bahia (Extensão), São Lourenço e Joaquim Antônio do Nascimento, no Conjunto Morada do Sol; e para a UBS Indianópolis como resultado do Projeto de Tutoria que integra o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – APSUS. As unidades passaram por um processo de estruturação, capacitação de profissionais e avaliação para cumprirem os requisitos e conquistarem o selo.

“Quero parabenizar as equipes e desafiá-las a buscar um grau de excelência ainda maior. Quem ganha é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Já capacitamos mais de 35 mil profissionais da área, mas também continuamos investindo na melhoria da estrutura das unidades básicas”, destacou o secretário Nardi. Durante a cerimônia ele também anunciou mais de R$ 2 milhões em investimentos para os municípios da região e a aquisição de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo Nardi, o objetivo é fazer com que os profissionais saiam de sua zona de conforto e decidam se habilitar e passar por um crivo. “Mais de 120 itens são avaliados e para conquistar o selo prata e o selo ouro outros requisitos são exigidos. O último ponto é o selo diamante, que ainda não temos no Paraná, então trazemos esta provocação percorrendo as 22 regionais de saúde”, enfatizou.

A chefe da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, também agradeceu as equipes “pelo empenho na busca por um atendimento digno e humanitário à população”.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan, representando o prefeito Claudemir Bongiorno; os vereadores Silvio do Pátio e Sérgio Mendes; a secretária municipal de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto; o prefeito de Tuneiras do Oeste e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop), Taketoshi  Sakurada (Bóia); o presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Crecems) e secretário de Saúde de Indianópolis, José Lourenço Tormena; o vereador e representante do prefeito de Indianópolis, Juliano Trevisan Cordeiro; a secretária executiva do Ciscenop, Andréia Fancelli; o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major José da Silva Neto; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), Hércio Correia de Oliveira; a secretária de Saúde de Cidade Gaúcha, Edirlei Bonádio da Costa, o secretário de Saúde de São Manoel do Paraná, Osmar Soares de Carvalho e outros secretários municipais.       

VACINAÇÃO

O secretário estadual de Saúde, Antônio Nardi, aproveitou a ocasião para lembrar a importância da vacinação. “Não é para ter desculpas. Os pais tem que levar os filhos para vacinar. A vacina é um meio seguro, eficiente e eficaz de prevenir doenças. Portanto, esse é um ato de amor e responsabilidade que estamos oferecendo”, destacou, relembrando o Dia D de Vacinação contra a Poliomelite (Paralisia Infantil) e o Sarampo neste sábado (18).