Unidade de Coleta de Sangue convoca doadores nos meses frios

Nos meses mais frios do ano, o número de doações de sangue tende a cair em toda a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Em junho de 2017, a Unidade de Coleta de Sangue (UCT) de Cianorte recebeu 50 bolsas a menos, em relação ao mês anterior. Para evitar que os estoques diminuam, a unidade alerta a população para não deixar de doar no inverno.

Segundo a coordenadora da UCT, Munique Bernardino, algumas doações coletivas estão sendo programadas para o próximo mês, além de aberturas aos sábados e comemorações ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Além de abastecer os hospitais locais, nosso estoque também é distribuído para várias outras regiões do estado que possuem grande demanda, por isso é importante mantê-lo sempre cheio, explica.

Em maio, o número de doações da unidade ultrapassou o esperado, passando de 430 bolsas, e garantiu um bom estoque, mesmo com os feriados. Muita gente que não trabalhou nos dias de paralisação dos caminhoneiros aproveitou para doar, o que nos ajudou muito, porque várias outras unidades do estado tiveram baixa. Nos surpreendemos com a solidariedade do pessoal, conta Munique.

De acordo com ela, a paralisação não afetou o transporte das bolsas para Maringá, onde o sangue é processado, mas a distribuição ficou um pouco restrita. Como os Correios estavam com os serviços suspensos nós só conseguimos encaminhar bolsas para fora quando os próprios hospitais ou unidades vieram buscar. Para Curitiba, por exemplo, não conseguimos levar nesta semana. A capital recebe de 50 a 70 bolsas da unidade local semanalmente.

Entre segunda (28) e terça-feira (29), o atendimento ficou corrido na UCT, porque alguns funcionários da coleta não conseguiram ir trabalhar por falta de combustível. Na quarta-feira (30), o quadro de funcionários já estava normalizado. A unidade não vai atender na quinta (31) e na sexta-feira (1° de junho) devido ao feriado de Corpus Christi. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira (4).

A UCT de Cianorte fica na avenida Santa Catarina, n° 423, ao lado dos Correios, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A orientação é que os doadores cheguem ao menos uma hora antes do final do expediente.

COMO DOAR

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto.