UEM de Cianorte recebe curso gratuito de cinema e vídeo

Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito Introdução aos saberes do cinema e vídeo, que será realizado no campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O curso faz parte das ações do projeto de extensão Desenvolvimento Cultural por meio da Arte, do programa Universidade Sem Fronteiras, da secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). O projeto contempla as áreas de Artes visuais, Música e Artes Cênicas e tem por objetivo o desenvolvimento de atividades formativas para a produção artística e cultural nos campus regionais da UEM.

A atividade é voltada aos alunos dos cursos de graduação do campus local e professores de Arte da rede pública de ensino. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas. Se houver disponibilidade de vagas o curso será aberto à comunidade externa. Os interessados devem procurar a secretaria do campus da UEM de Cianorte para se inscrever até o dia 25 de agosto. O curso está previsto para começar no dia 2 de setembro. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 12h, com carga horária total de 24 horas.

De acordo com Lucas Benatti, membro do projeto de extensão, graduando de Artes Visuais e ministrante do curso, essa é a primeira vez que a ação ocorre nos outros campus da universidade. Em um primeiro momento visitamos todos os campus da UEM fazendo um mapeamento das necessidades e também das produções artísticas e culturais já presentes em cada um. Estamos fazendo um rodízio para atender a todos, disse.

Além do campus de Cianorte, outros dois irão receber cursos do projeto. Em Cidade Gaúcha, serão ministrados cursos na área de Música e no campus de Ivaiporã os cursos serão na área de Artes Cênicas.

O projeto começou este ano e tem a coordenação do professor e atual secretário de Cultura de Maringá, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, e da professora do Departamento de Música, Andréia Veber.

O programa curricular do curso que será realizado em Cianorte contempla a crítica e a produção relacionada ao cinema e vídeo, como os eixos Olhar para o cinema: prática crítica de análise fílmica e Luz, câmera, ação: técnicas e experimentações para elaboração de vídeo.

Informações e contatos na página do Facebook ‘Arte e Cultura UEM’.