Saúde

UBSs atenderam 367 mulheres pela Campanha Outubro Rosa

Unidades de saúde promoveram exames clínicos de mamas e coleta de material preventivo
Autoexame não substituiu necessidade do exame clínico de mama (Foto: ARQUIVO )

Em Cianorte, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Universidade, Vila Sete, Santa Mônica, Cianortinho e Pedro Moreira, abriram suas portas, no último sábado (05), para mais uma ação especial pela Campanha Outubro Rosa, de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero, com a prestação de atendimento exclusivo para o público feminino. No total, as equipes atenderam 367 mulheres, com a realização dos exames clínicos de mamas e coletas de material preventivo. Dessas, 224 foram encaminhadas para a realização de mamografias.

Para a secretária municipal de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto, a procura era esperada. “Muitas mulheres aguardam essa época do ano, em que há toda essa mobilização e horários alternativos para o atendimento, para cuidarem da saúde. O que é muito importante destacarmos é que os profissionais aproveitam a presença delas nas Unidades para orientar, prestar auxílios e identificar sintomas de outras patologias e ainda prestar esclarecimentos ”, relata.

Nos próximos dias, haverá atendimento em horário especial com a mesma finalidade em outras UBSs do município. No dia 26 de outubro (sábado), das 8h às 16h, ele acontecerá nas Unidades do Morada do Sol, Santa Mônica (para pacientes do Setor Oito), Extensão e Vidigal; e no dia 9 de novembro (sábado), no mesmo horário, atendem as Unidades do Setor Três e São Lourenço. Os serviços são gratuitos e não requerem agendamento prévio, bastando a apresentação do RG, CPF e o Cartão do Cidadão (carteirinha do município).