Turmas da Escola Princesa Izabel participam de oficinas de Química e Vestuário no CEEP

A transição do ensino fundamental para o médio é, sem dúvidas, um marco na vida escolar de um aluno. Com foco na preparação dos estudantes que estão prestes a passar por este processo, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 2, um projeto de integração entre os alunos do 9º ano da Escola Estadual Princesa Izabel e do Ensino Médio Integrado do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte.

A estrutura do CEEP recebeu, ao todo, quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Princesa Izabel. Na ocasião, os estudantes anfitriões tiveram a oportunidade de apresentar aos visitantes os conhecimentos apropriados referentes às disciplinas da base nacional comum e das disciplinas específicas da educação profissional, nos cursos técnicos em Química e Vestuário Integrados.

A ação contou com oficinas ministradas por professores e alunos dos cursos. A oficina de Química, dividida em duas turmas, tratou de conceitos e conteúdos ministrados na disciplina de Ciências do ensino fundamental. Os estudantes realizaram práticas de laboratório, podendo inclusive manipular o experimento.

Esta integração proporciona aos alunos tanto a possibilidade de almejarem uma formação profissional, enriquecendo seu currículo individual, como o prosseguimento de estudos, afirmou o coordenador do curso técnico em Química, professor Vantuir José de Freitas Ecks.

Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte

 

Na oficina de Vestuário, também dividida em duas turmas, os alunos praticaram o ‘tie-day’, que se trata de uma técnica de tingimento de roupas, atribuindo à peça uma característica particular.

Os estudantes puderam conhecer a moda para além da estética, de forma teórica e técnica, vislumbrando a grande importância do conhecimento teórico/prático, disse a coordenadora do curso técnico em Vestuário, professora Luciana Cristina de Lima.

A oportunidade dada aos alunos foi bastante comemorada pela diretora da Escola Estadual Princesa Izabel, Nívea Bolzan.

Essa ação foi pensada junto com as professoras de ciências,Vera Roco e Ofélia Zamberlan, com o objetivo que os nossos alunos pudessem conhecer um laboratório de química, realizassem algumas práticas aproximando o conteúdo trabalhado em sala de aula com a prática. Agradecemos a professora Claudete Jacomini, seus professores e alunos que prontamente atenderam nosso pedido. Os alunos conheceram o espaço e participaram dessas oficinas, o que contribuirá em suas escolhas daqui para frente, pois fecham um ciclo e um novo caminho se apresenta à eles, ressaltou a diretora.

Para a diretora do CEEP, Claudete Jacomini, ao abrir as portas da escola para os alunos visitantes, a ação se tornou também um momento de confraternização.

 Nos sentimos felizes com a visita dos alunos e professores. O momento de aprendizagem também se tornou momento de confraternização. Nossos alunos e professores puderam interagir nas oficinas que preparamos. Agradeço a direção da Escola Estadual Princesa Izabel, professora Nívea, e ao chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Emerson, pela presença e acompanhamento nas oficinas , afirmou Claudete Jacomini.

CURSOS TÉCNICOS

Além de Vestuário e Química, o CEEP também oferta cursos técnicos em

Vendas e Recursos Humanos. As matriculas para o ano letivo de 2020 estarão abertas a partir do dia 9 e se encerram no dia 24 deste mês.

Os interessados devem comparecer na escola, que fica na Rua Dom Pedro II, 1550, próximo ao campus da UEM. É necessário apresentar os seguintes documentos originais com cópias: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino médio. Para tirar dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (44) 3631-9685.