Economia autônoma é tendência ao redor do mundo

 

*Daniel Guedes

Não é novidade que a tecnologia tem conquistado um espaço importante no ecossistema de inovação. Isso acontece porque nos últimos anos, os avanços tecnológicos contribuíram para o surgimento de recursos, que facilitam o dia a dia de empresas e pessoas ao redor do mundo, como a Inteligência Artificial (IA), Big Data, Blockchain e Cloud Computing – armazenamento de informações e de softwares na nuvem.

Nesse sentido, a pergunta que pode prevalecer na cabeça de muitos é: a tecnologia pode mudar ainda mais a nossa economia? Bom, se pararmos para pensar que a todo momento surge uma nova funcionalidade tecnológica, capaz de automatizar tarefas diárias, a resposta é SIM!

Afinal, por meio do constante processo de digitalização, algumas atividades deixaram de precisar da participação humana e passaram a ser conduzidas a partir de algoritmos e máquinas de inteligência virtual, abrindo espaço para que os profissionais invistam na educação, praticando habilidades mais avançadas e estratégicas. Um grande exemplo disso, é a indústria automotiva, mais especificamente, dos carros autônomos.

Parecidos com cenas de filmes de ficção-científica, eles não precisam da presença de um motorista para serem conduzidos. Graças à presença da IA e de sensores espalhados pelo veículo, os carros autônomos são capazes de detectar as melhores rotas para levar os respectivos passageiros ao seu destino.

Outro exemplo, é a Inteligência Artificial do ChatGPT, que causou recentemente uma intensa movimentação no setor de tecnologia, principalmente por conseguir criar textos, poemas, letras de músicas e até passar na primeira fase da prova da OAB. Por meio dele, o usuário consegue conservar com a plataforma e ainda obter respostas automaticamente.

Em outras palavras, o mundo tecnológico está em plena atualização. Os carros autônomos e o ChatGPT são só um pedacinho desse conceito que tem conquistado o mundo todo. Por isso, é importante estar atento às tendências de inovação e se preparar para o que está por vir. Quando falamos sobre o desenvolvimento da tecnologia, o céu é o limite!

*Daniel Guedes é co-fundador da SociiLaw, que tem o objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas a terem acesso a soluções jurídicas de forma rápida, com qualidade e 100% segura.