Tecnologia desenvolvida em Cianorte ganha o mundo

Cianorte hoje é conhecida em todo o Brasil como a Capital do Vestuário. Renome este que vem do forte mercado atacadista. Atualmente são mais de 550 grifes, comercializadas em seis shoppings instalados na cidade. A moda é o mercado que mais gera renda, com diversas indústrias de confecção implantadas aqui. Além disso, também é daqui a primeira tecnologia integradora no mercado têxtil do Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de automoção em programas integrados de Cianorte, a iTAG, foi premiada pela GS1 (Associação Brasileira de Automoção) por projetos inovadores. Este foi o terceiro prêmio conquistado pela marca desde que foi fundada, em 2007. A iTAG é a primeira empresa do país, já registrada pela associação, que oferece tecnologia administrativa para o vestuário.

 

O trabalho desenvolvido pela marca consiste em criar programas em RFID (método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos), para controle de estoques – como entrada e saída de mercadorias.

Com a inovação no setor têxtil, a empresa cianortenses conquistou o mercado nacional e internacional. Hoje com sede em Cianorte, a iTAG possui um escritório matriz em São Paulo e outro na China. Sérgio Gambim, precursor da start up, explica que a marca surgiu de uma visão empreendedora baseada nos avanços da tecnologia virtual.

Quando começamos a estruturar a iTAG, percebemos que a internet viria agilizar todas as formas de comunicação, tornando o mundo globalizado em um simples clique do mouse. Precisávamos então criar uma nova forma de trabalho para agilizar os processos e conferências manuais dentro das empresas de todos os segmentos, relata Gambim.

O empreendedor conta que começou a perceber o sucesso da marca quando sentiu as possibilidades de mercados promissoras. Para nós sairmos de Cianorte e estar hoje em São Paulo, recebendo prêmios pelo nosso trabalho, é motivo de orgulho. Orgulho inclusive por sermos de Cianorte, uma cidade de empreendedores, acrescenta o empresário.

Além de ser a primeira integradora em RFID no Brasil, a iTAG atualmente é responsável por coordenar o case da Brascol (maior atacadista nacional de moda bebê) que foi apontado como o melhor do mundo pela Agência RFID Journal, na Itália, em 2014.

Hoje recebemos em nosso escritório de SP várias visitas de técnicos e fornecedores de fora do Brasil para que possamos trocar experiências sobre as implantações, e já caminhamos para a primeira implantação fora do Brasil, conta Gambim.

De acordo com ele, o prêmio recém-conquistado não significa uma consolidação de mercado, mas sim, uma demonstração de que ainda há para inovar.

Para 2015 já temos projetos que irão concorrer em outras áreas de automação, já que acreditamos que os próximos anos serão voltados a uma gestão dos negócios com mais informações e segurança de informações para um crescimento seguro por parte das empresas.