Tatuadora lança projeto para ajudar mulheres vítimas do câncer de mama

Luiz F. Delgado
Karol Dias, tatuadora

O câncer promove sofrimento e algumas atitudes da sociedade podem aliviar a dor e também ajudar a enfrentar as cicatrizes da doença. No mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, o estúdio Holy Ink de tatuagem de Umuarama (80 km de Cianorte) lançou um projeto para levar a reconstrução da auréola dos seios ou uma arte de até 10 cm para mulheres que realizaram cirurgia para a retirada do tumor maligno.

Conforme a tatuadora Karol Dias, a tatuagem será feita de forma gratuita e as interessadas devem procurar o estúdio. Ainda segundo a entrevistada, ela sempre admirou esse tipo de projeto e hoje pode colocar em prática, para as mulheres vítimas de câncer de mama em Umuarama. Depois de ganhar a luta contra o câncer de mama, muitas mulheres precisam conviver diariamente com as cicatrizes e a minha parte como cidadã é levar autoestima e um novo sentido para aquela marca, disse.

As mulheres podem optar pela reprodução da aréola da mama ou um desenho de até dez centímetros a escolha do cliente. Karol, explica que o projeto também é uma forma de retribuir todas suas conquistas para a comunidade. A tatuagem não é só estética, é uma transformação, pois muitas mulheres vivem fragilizadas pelas suas cicatrizes. Como também é um meio de retribuir tudo conquistado nesses anos de trabalho, ressaltou.

O projeto da tatuadora será realizando além do mês de outubro e a orientação da profissional é que a cliente procure o médico para conseguir uma autorização ou orientação, visando realizar o procedimento. Existem casos diferentes, por isso é importante conversar antes com o médico para uma orientação. Depois ligar no (44) 3264-8687 ou vir até o estúdio para agendar o horário. Não tem custo nenhum, informou.

Outubro Rosa

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Até o final desse ano a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o diagnóstico de pelo menos 57.960 novos casos da doença no país.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população em Umuarama, começa oficialmente às 20 horas de amanhã (5), na Casa da Amizade, no Rotary, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

Segundo Valdete Sperandio, da 12ª Regional de Saúde, esse ano o alto da campanha será o Dia ‘D’, que acontece no próximo dia 22 de outubro, um sábado, no Colégio Estadual Hilda Kamal, na área central de Umuarama.